DICAS Frutas Minerais NUTRIÇÃO SAÚDE Saúde Cardiovascular Vegetais Vitaminas

VEGETAIS VERMELHOS – QUAIS OS BENEFÍCIOS?

beneficios-vegetais-vermelhos
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Ainda que você se surpreenda, a cor de frutas, legumes e verduras pode dizer muito a respeito do seu valor nutricional. Muitas vezes, esta característica é o indicativo de que certos nutrientes estão presentes nestes alimentos em quantidades elevadas. Quando se trata dos vegetais vermelhos, a cor nos indica que estes alimentos são ricos em dois poderosos antioxidantes, chamados de licopeno e antocianinas. Ambas as substâncias apresentam inúmeros benefícios à saúde para as pessoas com diabetes, razão pela qual os pesquisadores recomendam o consumo de (pelo menos) uma porção destes alimentos por dia.

O primeiro antioxidante encontrado nos vegetais vermelhos, o licopeno, é conhecido por sua capacidade de reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas. Como alguns de nossos leitores já devem saber, indivíduos com diabetes estão mais propensos a desenvolver esses dois problemas de saúde. Uma maneira prática e fácil para reduzir as chances de que isso aconteça, é adicionar mais frutas e legumes desta coloração em sua dieta. Os alimentos que contêm grandes quantidades deste nutriente incluem: toranja, tomate, goiaba, melancia, mamão e pimenta fresca.

O segundo antioxidante, a antocianina, pode ajudar a diminuir a ocorrência de doença vascular diabética e ajudar a controlar a pressão arterial elevada. Obviamente, ambos nutrientes apresentam benefícios para a saúde para aqueles que sofrem com o diabetes e que apresentam sintomas relacionados a esta condição. Semelhante ao licopeno, quantidades elevadas de antocianinas são encontradas em vegetais vermelhos. Estes alimentos incluem: morangos, framboesas, beterraba, cranberries, feijão, cerejas, maçãs vermelhas, entre outros.

Mantenha o consumo aproximado entre 7-9 porções de frutas e legumes vermelhos diariamente. Além disso, certifique-se em comer alimentos que apresentam cores distintas para obter o máximo de nutrientes em sua alimentação. Dito isto, nós recomendamos que indivíduos com diabetes comam  vegetais vermelhos regularmente, como parte de uma alimentação colorida e diversificada. Além de ajudar você a satisfazer suas necessidades nutricionais diárias, estes alimentos oferecem benefícios importantes para lidar com os sintomas relacionados ao diabetes.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil