Conceitos Básicos DICAS Fibras Frutas Minerais NUTRIÇÃO Vegetais

VEGETAIS VERDES – QUAIS SEUS BENEFÍCIOS?

vegetais-verdes
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

A cor de uma fruta ou legume é muito mais do que apenas uma qualidade estética, geralmente aponta para certos nutrientes que estão disponíveis em abundância nestes alimentos. Por exemplo, normalmente o verde indica a presença de um antioxidante poderoso conhecido como luteína, o qual oferece muitos benefícios para aquelas pessoas com diabetes. Os Vegetais verdes são conhecidos também por apresentar inúmeras vitaminas e minerais essenciais, o que os torna indispensáveis na dieta de qualquer pessoa. Aqueles com diabetes devem incluir frutas e legumes verdes diariamente em sua alimentação, tanto por seu valor nutritivo, quanto por sua excelente capacidade de aliviar sintomas relacionados com o diabetes.

Para começar, o antioxidante encontrado em abundância em nos vegetais verdes, conhecido como luteína, pode ajudar a manter os seus olhos saudáveis. Este antioxidante atua impedindo a formação de cataratas e degeneração macular, duas condições médicas que indivíduos com diabetes correm risco de vir de sofrer. Frutas e legumes desta coloração também contêm substâncias conhecidas como “indol”, e, pesquisadores especulam que ao consumirmos esta substância estamos reduzindo as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Dado o seu excelente valor nutricional, nós da DiabeTV recomendamos que indivíduos com diabetes incluam estes alimentos diariamente em sua alimentação.

Os alimentos mais comuns deste grupo de vegetais verdes são espinafre, couve, brócolis, kiwi, entre tantos outros. Além de conter antioxidantes poderosos que aliviam sintomas em pessoas com diabetes, muitos desses alimentos são ricos em vitaminas e minerais que os torna excelentes para a saúde cardiovascular e para os ossos. Tal como acontece com muitas outras frutas e legumes, estes alimentos são ricos em fibras, que ajudam na digestão, e contêm propriedades antiinflamatórias naturais.

Embora mudanças simples na dieta sejam geralmente seguras, você deve sempre falar com um médico antes de introduzir novos alimentos em sua alimentação. Em geral, você deve consumir entre 5-9 porções de vegetais por dia, de cores e variedades diferentes. Dito isto, os vegetais verdes oferecem inúmeros benefícios à saúde, devido ao seu conteúdo nutricional e, sendo assim, devem ser consumidos com frequência. Tente priorizá-los e tê-los em sua mesa, sempre que possível.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil