Peixes e Frutos do Mar RECEITAS

TILÁPIAS ASSADAS COM CROSTA DE SAL

tilápias
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Este prato não poderia ser mais simples! Coloque as tilápias em uma cama de sal, cubra e leve-as ao forno. Após alguns minutos, remova a crosta e desfrute de um delicioso prato. A apresentação e o sabor farão seus convidados pensarem que se trata de um prato super elaborado, mas este é o segredo! Pessoas com diabetes podem desfrutar dessa receita, pois possui zero carboidrato. Acompanhe com uma salada ou outra opção de sua preferência!

Ingredientes

  • 3 Kg de sal Kosher
  • 1 ¼ xícara de água
  • 2 colheres de sopa de ervas de Provence (ou mistura de ervas secas de sua preferência)
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 2 tilápias inteiras de 900 g cada (limpas, sem as visceras)
  • 2 colheres de chá de sal kosher
  • 2 colheres de chá de pimenta do reino moída na hora
  • 8 folhas de louro frescas
  • 20 ramos de tomilho fresco
  • 16 ramos de salsinha
  • 4 limões (2 deles cortados em fatias e o restante dividido em cunhas)

Modo de Preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 220°C. Forre uma assadeira com um pedaço de papel alumínio.
  2. Primeiramente prepare a crosta de sal temperado. Em uma tigela grande, coloque 2 kg de sal, água e as ervas de Provence. Esta mistura deve ter a consistência de areia molhada. Espalhe metade da mistura de sal na folha de cozimento preparada em um retângulo apenas maior do que o comprimento do peixe.
  3. Prepare o peixe, abrindo-os, temperando o interior com 1 colher de chá de sal e pimenta em cada peixe. Logo em seguida, adicione uma camada de ervas, uma camada de rodelas de limão e em seguida utilize as ervas restante. Coloque o peixe recheado no retângulo de sal. Coloque a mistura de sal restante sobre ambos os peixes. Cubra completamente certificando-se de adicionar o sal entre os peixes, para que fiquem bem cobertos.
  4. Coloque a bandeja no forno e deixe assar de 30 a 35 minutos. Retire do forno e deixe descansar por 2 a 3 minutos. Use uma colher grande para retirar o sal cuidadosamente e a pele de ambos os peixes. Use uma espátula para remover o topo de filé, separando as espinhas e, em seguida, transfira os filés para um prato aquecido (Limpe qualquer sal que estiver presente). Use a espátula para retirar o restante de filé do fundo , colocando-os sobre o prato. Delicadamente, raspe as ervas e rodelas de limão; repita com o segundo peixe.
  5. Regue os filés com 1 colher de chá de azeite e decore com fatias de limão. Sirva imediatamente.

Você sabia …?

Peça para o seu peixeiro retirar as vísceras, escamas, guelras e espinhas do peixe. Preservando a cabeça e cauda intactas.

Porções: 8

Informação Nutricional por Porção:

Calorias: 143, Proteína: 24g, Fibra: 0g,

Açúcares: 0g, Gordura: 4g

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil