Estilo de Vida EXERCÍCIO SAÚDE

TAI CHI E DIABETES

diabeticos e tai chi
Beau Yotty
Escrito por Beau Yotty

A prática do tai chi, também conhecido como t’ai-chi ch’aun, traz benefícios ao corpo e à mente. A antiga arte tem comprovado reduzir a ansiedade e o estresse, melhorando nosso humor. Também tem mostrado influenciar positivamente nosso corpo, inclusive no caso dos indivíduos afetados pelo diabetes.

Tai chi chaun é uma arte marcial milenar Chinesa, que abrange diferentes estilos e variações. Os princípios do tai chi remetem ao início da história da escrita chinesa e acredita-se originar do Taoismo e Confucionismo como uma forma de autodefesa. A arte se transformou em tempo de se tornar uma forma moderna de praticar exercício através de movimentos de sustentação metódicos.

A maioria de nós já ouviu falar ou viu o símbolo do yin-yang e estamos cientes do seu significado de harmonia. Bem, este símbolo é o diagrama do tai chi, o que faz sentido, pois o princípio do tai chi é combinar a mente e o corpo, harmonizando-os em um só.

É verdade que o tai chi é uma arte marcial antiga e t’ai-chi ch’aun é traduzido literalmente como “grandioso boxe final”, mas isso não significa que você está em um treino extremo. Pelo contrário, o tai chi é uma série de movimentos lentos e precisos, combinados com exercícios de respiração profunda e consistente. “Esta forma suave de exercício pode prevenir ou aliviar muitos males do envelhecimento e pode ser a atividade perfeita para o resto de sua vida”, afirma o Harvard Health Publications.

O Tai chi é considerado uma forma segura de atividade física para todas as pessoas de todas as idades e condições de saúde. “Uma combinação de t’ai-chi ch’aun com medicação pode proporcionar uma melhora ainda maior no metabolismo e na imunidade dos pacientes com diabetes tipo 2”, The British Journal of Sports Medicine.

Para algumas pessoas com diabetes, pode ser difícil encontrar um exercício que, não só dê resultados, mas também seja fácil de manter como uma atividade física na vida cotidiana. Um grande aspecto do tai chi é a possibilidade de começar a se exercitar mesmo que a pessoa não esteja em forma ou com a saúde tão boa.

Tai chi aumenta a energia e a força muscular, sem colocar muito estresse sobre os músculos e articulações. De acordo com Harvard Health Publication, “Tai chi é diferente de outros tipos de exercícios em vários aspectos. Os movimentos são geralmente circulares e nunca forçados, os músculos ficam relaxados ao invés de tensionados, as articulações não ficam totalmente estendidas ou dobradas, e os tecidos conjuntivos não se esticam”.

Tai chi é uma alternativa barata comparada a essas franquias com preços elevados. Não é necessário se associar a uma academia cara, superlotada, para receber os benefícios do tai chi. Economize alguns Reais por mês praticando tai chi ao ar livre.

O Tai chi não necessita de quaisquer equipamentos caros ou aparelhos para se obter os resultados do exercício. Tai chi pode ser feito em qualquer lugar. Você pode fazer isso sozinho ou chamar alguns de seus amigos e praticar no quintal, no pátio, na praia ou até mesmo em um parque local. Não há uma competição envolvida; o tai chi é baseado no ritmo próprio de cada indivíduo. A arte marcial é uma grande oportunidade para juntar a família numa agradável e saudável tarde de sábado.

Tenha em mente que, como acontece com qualquer programa de exercícios, é sempre importante consultar o seu médico ou um profissional de saúde especializado antes de iniciar uma atividade física. Isto inclui o tai chi, assim como qualquer outra forma de artes marciais. Isto é particularmente importante para aqueles que têm tanto diabetes tipo 1 quanto diabetes tipo 2.

Depois de conseguir o aval de seu médico, é hora de começar! Chame sua família e amigos para praticar uma sessão de tai chi ao nascer do sol na praia ou no parque. Ok, talvez não no nascer do sol, que pode ser muito cedo para alguns e você pode acabar desacompanhado. Mas, se isso acontecer, não desista… Lembre-se, tai chi pode ser praticado sozinho. Seja o que for que você decida fazer, lembre-se de um fator importante para manter uma rotina de exercícios saudáveis, divirta-se!

comments

Sobre o autor

Beau Yotty

Beau Yotty

Adiciona um comentário