Diabetes tipo 2 EMOÇÕES SAÚDE

STRESS E DIABETES: QUAL A RELAÇÃO?

relacao entre stress e diabetes
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Para muitos, o stress faz parte de nossas vidas e é difícil eliminar esse problema. Pequenas quantidades de ansiedade são saudáveis em certas situações. Mas quando a ansiedade ultrapassa certos limites, torna-se um obstáculo que nos dificulta realizar tarefas e a alcançar nossos objetivos. O Stress pode ser nocivo em indivíduos com Diabetes, pois pode alterar os níveis de glicose no sangue. Neste post,iremos tratar do impacto da ansiedade em pessoas com diabetes e fornecer algumas estratégias para combatê-la.

O Stress é um mecanismo natural do corpo quando nos sentimos ameaçados ou em perigo. Normalmente chamado de “Luta ou Fuga”, é uma resposta do nosso organismo a ameaças, e para atender a maior demanda de energia, nosso corpo aumenta os níveis de glicose no sangue. A maioria dos indivíduos possui formas para regular esses níveis, mas os diabéticos têm uma carência desse mecanismo, ou ele pode ter sido “danificado” ao longo do tempo.  Levando isso em consideração, é importante que indivíduos com diabetes estejam vigilantes e saibam administrar a ansiedade. Manter-se com os níveis altos de açúcar no sangue pode levar a várias complicações dentre elas: cegueira, derrames e problemas nos rins.

Contudo, é possível controlar os níveis de glicose através de medicação, mas é sempre bom abordar a causa do problema sem o uso de medicamentos. Basicamente, se o indivíduo eliminar ou diminuir a ansiedade, sua dependência por medicamentos será menor. Não apenas isso, mas também diminuirão outros sintomas, como o stress e a depressão, os quais não podem ser aliviados através de medicamentos para diabetes.

Existem alguns passos que qualquer pessoa pode seguir. Nós da Diabetv recomendamos o seguinte:

Aprender Técnicas Respiratórias: Aprender a controlar a respiração, pode aliviar os sintomas do stress. Algumas atividades como Tai Chi e Yoga incorporam respiração em suas práticas. Mas você também pode aprender a controlar a respiração através de técnicas disponíveis na Internet.

Exercícios Aeróbicos: Atividades físicas que exercitam o coração mostraram ajudar a reduzir os níveis de stress. Isto porque o corpo libera naturalmente hormônios chamados de Endorfina (responsáveis pela sensação de prazer e euforia).

Alimentação adequada: Omega-3 pode reduzir os níveis de stress e depressão ajudando a produzir serotonina no cérebro. Alguns alimentos ricos em ácidos graxos são: peixes, castanhas, nozes, arroz selvagem, linhaça e legumes.

Remédios Naturais: A Lavanda foi pesquisada ao longo dos anos e é conhecida por suas habilidades em reduzir a ansiedade. Assim como a Erva de São João (planta medicinal conhecida também como Hipericão) utilizada como antidepressivo natural, com efeitos similares ao Prozac. É importante salientar que não se deve usar diferentes antidepressivos simultaneamente, mesmo que ervas naturais. É importante seguir orientação médica, para evitar perigosas interações entre os componentes.

Sono Adequado: A insônia pode causas mais ansiedade. Lembre-se que, se você está cansado pode ficar ainda mais estressado.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

2 Comentários

Adiciona um comentário