Carboidratos Conceito Básicos Controle do Peso Diabetes tipo 2 Minerais NUTRIÇÃO SAÚDE Saúde Cardiovascular Vitaminas

QUEM TEM DIABETES PODE COMER MEL?

diabeticos podem comer mel?
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

O Mel tem sido utilizado desde antes do advento da escrita, descrito no antigo texto sumério e até mesmo em pinturas rupestres que datam de mais de 8000 anos. Este néctar foi muito valorizado nos tempos antigos e muitas vezes foi usado como moeda, tributo, ou ofertas. Também tem sido utilizado em produtos alimentares, bebidas, e para fins medicinais. O mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar, o que ajuda a polinizar outras plantas que são essenciais. As abelhas estão na terra há muitos séculos, visto que fósseis encontrados datam de mais de 150 milhões de anos.

Muitas pessoas que sofrem com o diabetes tendem a ficar longe da maioria dos alimentos doces, e o mel não é uma exceção. No entanto, o mel pode fornecer incríveis benefícios à saúde e pode ser incluído em qualquer plano de alimentação, desde que com moderação. Infelizmente não há nenhuma vantagem em usar mel em vez de açúcar na alimentação de quem tem diabetes; ambos irão afectar os seus níveis de açúcar no sangue.

O mel é mais doce do que o açúcar, o que nos leva a usar menores quantidades, quando comparado com o açúcar granulado. No entanto, o mel tem mais carboidratos, e consequentemente, mais calorias que o açúcar.

• Mel (1colher de sopa): 64 calorias, 17,25 g de açúcar, 17,3 g de carboidratos e 0,06 g de proteínas.

• Açúcar (1 colher de sopa): 16 calorias, 4,2 g de açúcar, 4,2 g de carboidratos e 0 g de proteínas.

Se você segue uma dieta normal, sem restrições, o mel pode proporcionar bons benefícios para a saúde. Ele fornece propriedades antibacterianas que são boas para o sistema imunológico do corpo, e pode, ajudar a aliviar a tosse e dores de garganta. O mel tem enormes quantidades de antioxidantes e anti-inflamatórios que podem prevenir doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Também ajuda no tratamento de feridas e queimaduras, aliviando sensações de ardência e acelerando o processo de recuperação.

O mel, quando misturado com outros ingredientes, pode proporcionar uma pele mais saudável e bonita. A combinação com outros elementos ajuda a prevenir acne, pele seca, além de ter propriedades antienvelhecimento. Este néctar doce tem proporcionado inúmeros benefícios ao longo dos séculos, mas ele precisa ser consumido com moderação. Se decidir adicionar o mel à sua alimentação, recomendamos que você consulte um nutricionista ou médico para evitar possíveis efeitos negativos.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário