Conceito Básicos Conceitos Básicos Controle do Peso Controle do Peso Diabetes tipo 2 NUTRIÇÃO SAÚDE

O QUE PODE COMER QUEM TEM DIABETES?

alimenacao equilibrada diabeticos
Escrito por DRA. IRENIA MENDOZA

Muitas pessoas com diabetes são muito vigiadas quando se sentam para comer, seja socialmente, pela família, ou por sua própria consciência que está sempre questionando o TIPO E QUANTIDADE de alimentos que consomem. Quantas vezes ouvimos que, porque são Diabéticos, não podem comer frutas como banana, uvas ou sobremesas e doces como uma fatia de bolo ou mesmo pizza? No entanto, isto não é assim, e eu gostaria muito de compartilhar com todos vocês, não só o fato de que se pode comer, mas também a forma correta de fazê-lo.

Ter diabetes e ser capaz de comer tudo o que se deseja, requer APRENDER CERTAS ESTRATÉGIAS. Eu acho que quando somos informados de que temos Diabetes, é como se inscrever para um curso de treinamento para iniciantes em algo novo. O que isto significa? Significa que, primeiramente é preciso ter VONTADE de pôr em prática este novo desafio, quer dizer que devemos ACEITAR que estamos começando uma nova etapa de aprendizagem, onde dependendo SEMPRE da nossa atitude frente ao diagnóstico, poderemos ter competência para ser uma pessoa com diabetes que seja suficientemente EXPERIENTE para assumir a responsabilidade e ter foco para alcançar um BOM CONTROLE.

Como vamos conseguir um BOM CONTROLE?

 

Captura de pantalla 2014-03-28 a la(s) 15.26.40

 

Agora, se você quiser, podemos começar a construir o nosso próprio edifício.

O plano alimentar é um dos pilares FUNDAMENTAIS para alcançar um bom controle, ou a construção de nosso próprio edifício para administrar de forma adequada a quantidade e o tipo de alimentos que podemos e/ou devemos consumir. Vamos começar a aprender:

1. Existem 6 GRUPOS de alimentos básicos.

2. Quais alimentos pertencem a cada um desses grupos?

3. Quais destes grupos de alimentos são transformados em açúcar (glicose)?

4. Qual é o tamanho recomendado das PORÇÕES?

5. QUANTAS porções de cada grupo de alimentos são permitidas em cada uma das nossas refeições?

6. Quantas gramas de carboidratos (CHO) são permitidas em cada refeição?

 

Agora é a hora de encontrar e ter sempre a mão um plano alimentar elaborado por uma nutricionista. Em nossa próxima conversa, vamos explorar os três primeiros pontos acima.

comments

Sobre o autor

DRA. IRENIA MENDOZA

5 Comentários

Adiciona um comentário