Controle do Peso EMOÇÕES Estilo de Vida EXERCÍCIO SAÚDE

POR QUE EXERCITAR-SE NÃO É UMA OPÇÃO?

todos devemos praticar exercicios
Dra. Maritza Bendayan

“Quem se exercita adiciona vida aos anos e anos a vida” (Anônimo). Esta é uma frase muito conhecida e verdadeira!

O corpo humano tem mais de 640 músculos por muitas boas razões. Talvez uma das coisas mais importantes seja o fato de ser capaz de mover-se, quanto mais você se move, mais saudável você pode ser. Assim, exercitar-se não é uma opção e sim um compromisso!

Se você deseja aumentar sua atividade física:

  1. Comece introduzindo uma rotina de exercícios específicos dentro de seu programa semanal e aumente gradualmente a duração de sua rotina. Experimente movimentos mais rápidos e longos.
  2. Para aumentar a duração de sua atividade física em até duas horas diárias, experimente levantar-se, mover-se ao redor de sua casa, usar as escadas, caminhar enquanto fala ao telefone e assim por diante.

De um modo geral, atividades físicas podem ser classificadas como aeróbicos e anaeróbicos. O primeiro deles refere-se a qualquer atividade física que utilize grandes grupos musculares de maneira rítmica. Ele aumenta a capacidade do coração e pulmões para mobilizar o sangue de forma mais eficiente, oxigenando todo o organismo. O exercício anaeróbico é intenso e breve. Um bom exemplo é o levantamento de peso e apresenta grandes vantagens em longo prazo.

O exercício não só melhora a sua aptidão física, mas também a sua saúde mental. Entre outros, praticar exercícios regulares traz os seguintes benefícios:

  • Exercitar-se ajuda você a relaxar e liberar as tensões.
  • Exercitar-se pode estimular a sua criatividade para formular novas ideias e soluções inovadoras para problemas e conflitos.
  • Exercitar-se aumenta sua força e resistência.
  • Exercitar-se revigora a sua confiança e auto-estima.
  • Exercitar-se mantém a sua mente limpa e revigorada.

O exercício aeróbico deve ser a sua primeira escolha, porque leva mais tempo para ser executado e, em ritmo mais lento, mobiliza a gordura como fonte de energia. Irá também diminuir o apetite e aumentar o sistema imunológico.

Se você foi diagnosticado recentemente com pré-diabetes, não espere mais, comece a exercitar-se imediatamente. A atividade física vai retardar a progressão desta condição e ajudá-lo a recuperar a sua saúde.

Lembre-se de começar a sua rotina de exercícios gradualmente. Vá devagar e aumente a atividade pouco a pouco. Por outro lado, você não deve parar sua rotina de repente. Da mesma forma, é melhor reduzir a intensidade de forma gradual.

comments

Sobre o autor

Dra. Maritza Bendayan

Dra. Maritza Bendayan

Ela é psicóloga clínica, com especialização em psicoterapia cognitivo-comportamental. Possui mais de 30 anos de experiência fazendo parte de equipes multidisciplinares para o gerenciamento de Conduta, Desenvolvimento e Neurociência Infantil; Endocrino-pediatría, controle do Diabetes e Obesidade.

Adiciona um comentário