Conceito Básicos Controle do Peso SAÚDE

SUA CINTURA PODE DIZER MUITO SOBRE VOCÊ

circunferencia abdominal diabeticos
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

A maioria de nós já escutou falar sobre o IMC –Índice de Massa Corporal, como sendo o indicador padrão para saber qual o peso adequado. No entanto, existem alguns problemas com relação à essa escala padrão; sendo o principal deles o fato de que não permite distinguir se o excesso de peso é devido ao tecido gorduroso ou à hipertrofia dos músculos, nem se a gordura está acumulada no abdômen ou nas coxas e quadris. Sendo assim, através dela, os indivíduos musculosos são classificados com sobrepeso ou obesidade, apesar de sua condição geralmente saudável. Isto ocorre porque o IMC usa uma correlação muito geral entre a altura e o peso de um indivíduo, sem levar outros fatores em consideração. Felizmente, existem também outros indicadores que podem ajudar-nos a este respeito. A circunferência da cintura de uma pessoa, por exemplo, é muito fácil de medir, e pode nos dizer se estamos ou não acima do peso, entre outras coisas.

A partir desta medida simples, diversas informações podem ser obtidas. Por exemplo, estudos de longo prazo demonstraram que os indivíduos com o acúmulo de gordura em forma de ” maçã ” (em torno da cintura), estão em maior risco de desenvolver câncer, doenças cardíacas e diabetes, quando comparados aos indivíduos com acúmulo de gordura nas coxas e quadris (“em forma de pera”). Isso não se aplica somente para indivíduos obesos, aqueles com peso normal também apresentaram uma chance maior de desenvolver complicações de saúde por causa da forma como seu corpo foi estruturado. A partir dos resultados destes estudos, é fácil concluir que o tamanho da cintura é um forte indicador de que certas doenças poderão ocorrer em uma pessoa; mas por que isso?

Os cientistas acreditam que a gordura abdominal é metabolicamente muito ativa, especialmente ao redor dos órgãos. Isto significa que ela está constantemente liberando substâncias, tais como ácidos graxos, hormônios e agentes inflamatórios, os quais são todos conhecidos por contribuir para o desenvolvimento de doenças graves. Diante disso, faz sentido que aqueles que têm uma cintura maior estejam em maior risco para desenvolver inúmeras doenças.

O ideal é que a maioria dos homens tenham uma circunferência de abdômen menor que 101 cm e mulheres (não grávidas) não mais do que 89 cm. Curiosamente, a Organização Mundial de Saúde recomenda medidas diferentes para os Asiáticos, com o máximo de 89 cm para os homens e 79 cm para as mulheres. Qualquer valor acima desses números, de acordo com seu gênero e raça, coloca um indivíduo em risco para desenvolver muitos problemas graves de saúde. Encontrar a circunferência da cintura de uma pessoa é muito fácil e requer apenas uma fita métrica, a qual deve ser enrolada ao redor do abdômen do indivíduo, um pouco acima do osso do quadril. Certifique-se de colocar a fita contra a pele, porém não muito apertada, e exale completamente para garantir os melhores resultados.

Então vamos lá… pratique atividade física e alimente-se de forma saudável para mandar embora essas gordurinhas indesejadas e diminuir os riscos para sua saúde!!

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário