Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Nefropatia SAÚDE

POR QUE A HIPERGLICEMIA AUMENTA A SEDE E A MICÇÃO?

hiperglicemia
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Muito se tem falado sobre os sinais e sintomas da hiperglicemia. Dois desses sintomas muito comuns são a sede excessiva e a micção frequente. Mas você sabe como estes dois fatores estão relacionados? Neste artigo vamos ver como a hiperglicemia provoca micção frequente e aumento da sede.

A hiperglicemia pode ser definida como um aumento da quantidade de glicose no sangue. Antes de começarmos a explicar esta relação, precisamos entender o conceito de homeostase e o seu significado para o nosso organismo. A primeira regra do corpo humano é que ele não aceita mudanças. Nosso organismo está sempre tentando manter-se em um estado de equilíbrio, para manter normais as suas funções. Então, estar com açúcar elevado no sangue significa que há uma quantidade anormal de glicose flutuando em sua corrente sanguínea e algo precisa ser feito, pois seu corpo saiu do estado de equilíbrio. Quando existe um balanço, as pequenas quantidades de açúcar em excesso são filtradas pelos rins e recicladas de volta ao seu organismo para que sejam utilizadas por suas células em outras funções. Quando estamos hiperglicemia, em grande desequilíbrio, nossos rins são incapazes de filtrar e reciclar todo este excesso de glicose e acabam excretando o excesso de glicose do organismo através da urina.

Uma vez que o equilíbrio entre a glicose e os fluídos do organismo  precisam manter-se em uma proporção constante, se a quantidade de glicose no organismo aumenta, então os seus rins precisam tomar fluidos do organismo para manter a mesma concentração na urina e poder excretar a glicose. Quando isso acontece, você precisa ir ao banheiro com mais frequência, devido ao aumento nos níveis de fluídos que precisam ser expulsos do organismo. E, por outro lado, como muito do fluído do seu organismo está sendo usado para diluir a solução de urina/glicose, seu corpo também se torna desidratado, e você sente mais sede.

Como você pode ver, há uma relação direta entre o aumento dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia) e o aumento da sede e da quantidade de urina excretada. Este é um mecanismo de resposta do organismo para manter o equilíbrio entre a quantidade correta de glicose no sangue por volume total de sangue. É importante que o corpo mantenha um nível específico entre a concentração de moléculas de glicose, sódio, potássio, etc. no sistema, porque quando há um desequilíbrio, as células podem começar a encolher ou inchar (o que ocorre, por exemplo, durante os perigosos episódios de hipoglicemia) podendo levar a complicações fatais.

É importante compreender os sintomas e as complicações associadas ao diabetes, mas também é importante entender os mecanismos fisiológicos que explicam estes sintomas. Você já percebeu se sente mais sede quando a sua glicose esta alta? Conte-nos a sua experiência. Com certeza será muito útil para nós da DiabeTV e para nossos amigos leitores. Deixe o seu comentário abaixo!

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil