Massas RECEITAS

PIEROGI POLONÊS

pierogi
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Pierogi são pequenos pasteis cozidos, receita originária da Polônia. Mesmo que seja necessário algum trabalho para prepará-los, eles valem todo o esforço.  Se você é diabético, não tema o fato desses pasteis conterem batata como base.  O segredo para disfrutar deste prato está no controle das porções. Você verá que mesmo que sejam pequenos, eles são bem recheados e saborosos. Batatas e queijo de dar água na boca será o seu almoço ou jantar perfeitos, com a sua salada favorita. Nós recomendamos uma rica salada verde com vinagrete. Esta receita rende bastante, então, você pode congelar a metade.

Ingredientes

  • 5 xícaras de farinha de trigo integral
  • 5 xícaras de farinha de trigo
  • 4 colheres de chá de sal
  • ⅔ xícara de azeite de oliva extra virgem
  • 4 ovos grandes
  • 2 xícaras de água morna
  • 900g de batatas brancas, descascadas e cortadas em pedaços
  • 3 colheres de chá de azeite de oliva extra virgem
  • 2 cebolas médias, finamente picadas
  • 1 xícara de queijo cottage ou ricota light
  • 4 xícaras de chucrute, lavado e picado
  • 1 xícara de queijo cheddar ralado
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de pimenta moída na hora
  • 10 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 10 colheres de sopa de água
  • Salsa fresca picada como guarnição

Modo de Preparo

  1. Primeiro, precisamos preparar a massa. Para isso comece colocando a farinha integral, farinha de trigo e 2 colheres de chá de sal em uma tigela grande. Em outro recipiente, misture ⅔ xícara de azeite e os ovos. Junte os ingredientes secos a mistura de azeite, juntamente com 2 xícaras de água morna e mexa bem. Adicione mais água, 1 colher de sopa de cada vez, mexendo, até que a massa esteja firme e levemente pegajosa. Sove a massa por alguns minutos na tigela. Forme 6 discos, enrole cada um a um em plástico filme e leve à geladeira por 1 hora.
  2. O próximo passo é fazer o recheio. Primeiro, coloque as batatas em uma panela grande e cubra com água. Deixe ferver até ficarem bem macias, por 18 minutos mais ou menos.
  3. Enquanto a batata cozinha, aqueça 3 colheres de chá de azeite em uma frigideira grande em fogo médio. Adicione as cebolas e cozinhe por 7 minutos, até estarem macias. Mexa ocasionalmente.
  4. Assim que as batatas estiverem macias, retire a água e amasse-as com o queijo cottage. Logo em seguida, adicione a cebola, o chucrute, queijo cheddar, sal e pimenta.
  5. A montagem dos pierogi é simples. Comece fervendo a água em uma panela grande. Unte uma assadeira grande e coloque ao lado do fogão. Muito generosamente, polvilhe duas assadeiras com farinha.
  6. Você vai precisar de uma pequena bacia com água e o recheio dos pierogi próximos à sua área de trabalho. Estenda um disco de massa sobre uma superfície enfarinhada. A massa deve ter 2 mm de espessura e aproximadamente 40 cm de largura, com formato oval. Usando um cortador redondo de 8 cm, vá cortando a massa. Cubra os pedaços de massa com um pano de cozinha limpo.
  7. Umedeça as bordas de cada pedaço com água. Coloque uma colher de sopa do recheio no centro de cada pedaço. Dobre a massa sobre o recheio e pressione as bordas, como um pastel (o pierogi deve ficar bem recheado). Com ajuda de um garfo, pressione as bordas para selar completamente. Coloque em uma assadeira enfarinhada. Em seguida, repita esse processo com a massa restante. Repita com os restos de massa até utilizar todo o recheio e descarte qualquer massa restante.
  8. Cozinhe os pierogi na água fervente até que eles flutuem. Transfira com uma escumadeira para a assadeira revestida com spray de cozinha.
  9. Pré-aqueça o forno a 90°C.
  10. Aqueça 1 colher de sopa de óleo em uma frigideira grande antiaderente em fogo médio. Adicione 8 a 10 pierogi e deixe cozinhar até dourar de ambos os lados, de 6 a 10 minutos no total. Coloque 1 colher de água também para que não grudem. Transfira para uma assadeira e mantenha aquecida no forno, enquanto você prepara o resto.
  11. Adicionar 8 a 10 mais pierogi para a panela, regue com 1 colher de sopa de azeite e água e agite a panela para soltar o pierogi. Cozinhe até dourar dos dois lados, reduza o calor para impedir que escureça muito. Repita com o restante dos pierogi, azeite e água. Sirva polvilhado com salsa, se desejar.

 

Você sabia …?

Este prato é perfeito para ser preparado antecipadamente e ser degustado a qualquer hora, seja almoço, jantar ou lanche.. Se você deseja congelar o pierogi, siga a receita até a etapa 8 e congele em uma única camada. Quando estiver pronto para comê-los, descongele 10 minutos antes e siga os passos 9 a 11.

 

Rende 24 Pierogi

Informação Nutricional Por Porção (4 pierogi)

Calorias: 300 kcal, Proteína: 8g, Fibras: 4g,

Açúcares: 5g, Gordura: 14g

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil