Frutas Minerais NUTRIÇÃO Vitaminas

PESSOAS COM DIABETES PODEM COMER BANANAS?

bananas e diabetes
Dr. César Giral
Escrito por Dr. César Giral

Esta deliciosa fruta tropical é parte de um mito em relação às pessoas com diabetes sobre o que podem ou não comer. Mais uma vez repetiremos: Uma pessoa com diabetes pode comer frutas sem qualquer problema, até mesmo desfrutar de uma banana. O segredo está no tamanho da porção e em que hora consumí-la.

Importantes organizações em todo o mundo, incluindo a American Diabetes Association, a Academy of Nutrition and Dietetics e a British Association of Diabetes UK recomendam e consideram a banana como uma fruta segura e benéfica para os diabéticos, dentro de um plano de alimentação que leve em conta o controle do tamanho das porções, bem como, que estejam distribuídas ao longo das refeições diárias.

Sendo naturalmente livre de colesterol, gordura e sódio, rica em potássio, fibras, manganês, vitaminas B6 e C, a banana é perfeita quando se considera uma porção dela.

Geralmente considera-se uma porção a quantidade de fruta que contenha 15 g de açúcar. No caso da banana, nós lhe daremos os valores nutricionais para meia porção e para porção inteira, assim, você pode ter uma ideia do valor que representa uma porção:

• meia xícara de bananas cortadas: 8 g de açúcar, de 2 a 2,5 g de fibras e cerca de 68 calorias.

• 1 banana média: aproximadamente 18 cm (comprimento de um lápis): 15 g de açúcar, 3 gramas de fibras, e 105 calorias.

Índice Glicêmico de uma Banana

O índice glicêmico varia de acordo com a maturação da banana. Quanto mais madura, maior o índice glicêmico. Isto porque o amido (carboidrato complexo) presente na banana vai sendo transformado em açúcar conforme o fruto vai amadurecendo. A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo.

Benefícios da Banana para a saúde

Como citado acima, a banana é uma excelente fonte de vitamina B6 e uma boa fonte de vitamina C, fibras, potássio, cobre, magnésio e manganês.

Outros benefícios incluem:

• Contém triptofano, uma proteína que é convertida em serotonina dentro do corpo. Esta última contribui para a sensação de relaxamento, melhora o humor e faz-nos sentir bem.

• Possui pequenas quantidades de antioxidantes que podem ajudar a prevenir danos às células e tem efeito antienvelhecimento: luteína, zeaxantina ( zea-xantina) e carotenos.

• Tem um tipo de agentes anticancerígenos, conhecidos como lectinas.

Finalmente, é recomendável manter as Bananas sempre à temperatura ambiente, pois é a melhor maneira de mantê-las frescas.

Agora você sabe… Alguém com diabetes pode comer bananas. Em média 3 porções por semana, dentro de um plano alimentar bem equilibrado, permitirá que você desfrute deste excelente fruto, sem problemas!

comments

Sobre o autor

Dr. César Giral

Dr. César Giral

Cirurgião Oftalmologista, Defensor do Diabetes, Executivo de New Mídia e Entusiasta em Mídia Social. Como cirurgião profissional por mais de 20 anos, Cesar escreve seus artigos com um olho clínico e nos fornece informação profissional e atualizada sobre o diabetes.

1 comentário

Adiciona um comentário