Condimentos Minerais NUTRIÇÃO SAÚDE Saúde Cardiovascular Vegetais Vitaminas

ALHO: USE E ABUSE!

beneficios alho para saude

Muito se tem escrito e falado sobre as propriedades benéficas do alho para a nossa saúde, mas parece que nunca é suficiente quando se trata deste bulbo maravilhoso. O alho tem sido muito popular desde tempos imemoriais, o que está provado em diversas documentações históricas. Por exemplo, há evidências de que durante a construção das famosas Pirâmides de Gizé, no Egito, os médicos antigos e os sábios usavam o alho. Hindus usavam largamente o alho, mas uma das aplicações mais curiosas foi incluí-lo como parte de seu arsenal de terapêuticos afrodisíacos. Os Gregos Antigos também não ficaram atrás, usando alho extensivamente para várias doenças, como infecções de pele, infecções respiratórias, problemas de digestão, fadiga e diabetes entre outros.

É por isso que a ciência e a botânica não deixaram de buscar aplicações para o alho na medicina natural alternativa e, apesar de tudo o que já foi dito, continuam encontrando outros usos terapêuticos, e o mais notável para nós é a capacidade do alho em reduzir os níveis de glicose no sangue nos casos de diabetes tipo 2.

Entre as características mais fundamentais do alho, descobrimos que seu cheiro penetrante é devido a uma quantidade importante de sulfetos. Juntamente com eles, está a alicina, um ingrediente essencial para as funções antibacteriana, antiviral, antifúngica, e antioxidante. Ajoeno e aliina são outros dois componentes encontrados no alho que são responsáveis por suas propriedades hipotensora e purificante.

Mas como esses componentes milagrosos do alho podem ajudar em casos de diabetes? Um estudo publicado no Journal of Medical Nutrition (março de 2008) é uma prova clara de que o alho tem a propriedade de aumentar a produção de insulina do pâncreas e, desta forma, consegue regular o nível glicêmico. Este estudo também comparou o efeito hipoglicemiante do alho com o do gengibre (comentado pelo mesmo autor em um artigo anterior), resultando em resultados significativamente mais eficazes do que o último. Resultados semelhantes foram observados em estudos publicados no Journal of Agriculture and Food Chemistry, onde foram demonstradas evidências de que o uso de óleo de alho em ratos melhorou sua tolerância à glicose e sua cardiomiopatia diabética.

Para obter todos os benefícios do alho, é importante consumi-lo de forma consistente. Muitos autores aconselham ingerir 2 dentes de alho antes do café da manhã, de preferência descascados e levemente amassados para ativar seus ingredientes e assim, alcançar o efeito desejado no controle da glicemia ou hipertensão. Mas se nenhuma das recomendações mencionadas atrai você, também existem cápsulas de alho desidratado, mais concentrado para compensar o efeito do alho natural.

Felizmente, o alho é um dos ingredientes que nunca faltam na cozinha da maioria das culturas do planeta e é difícil não encontrá-lo em nossos pratos. Esteja certo de continuar com a sua dose diária deste alimento universal, sabendo que a lista de benefícios para a nossa saúde ainda não está completa, e que a qualquer momento, pesquisadores podem ter novas descobertas sobre este bulbo maravilhoso.

comments

Sobre o autor

Dra. Montserrat Rodríguez

Dra. Montserrat Rodríguez

7 Comentários

Adiciona um comentário