Carboidratos Conceitos Básicos Controle do Peso Controle do Peso Diabetes Gestacional Diabetes tipo 1 NUTRIÇÃO SAÚDE

OS CARBOIDRATOS REFINADOS E O DIABETES

carboidratos refinados
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Os carboidratos desempenham um papel crucial em ajudar o nosso corpo a produzir energia para muitas de suas funções. No entanto, nem todos os alimentos que contêm este nutriente são benéficos para a nossa saúde. Nos últimos anos, particularmente os carboidratos refinados passaram a ser conhecidos por sua habilidade em fazer com que indivíduos ganhem peso, contribuindo para o desenvolvimento de muitas doenças graves, como o diabetes. Para os indivíduos que já tem diabetes, esses alimentos desencadeiam picos de glicose no sangue, tornando mais difícil o controle dos níveis desses açúcares no organismo.

Nós devemos consumir entre 40 a 60g deste nutriente por refeição, mas o tipo de carboidratos que consumimos também é muito importante. Devemos ingerir carboidratos a partir de grãos integrais, verduras, legumes, feijões e frutas, os quais também contêm importantes vitaminas, minerais e fibras que proporcionam uma série de benefícios para o nosso corpo. Em particular, os diabéticos podem beneficiar-se imensamente desses alimentos, pois as propriedades encontradas nos mesmos podem ajudá-los a controlar os níveis de açúcar no sangue (ao contrário dos carboidratos refinados que fazem exatamente o contrário).  Isto acontece porque os carboidratos perdem o seu valor nutricional quando são processados e refinados, deixando-os com calorias vazias, sendo fácil e rapidamente metabolizados.  A falta de fibras nos carboidratos refinados também os torna menos satisfatórios ao nosso organismo, isto significa que ao consumir alimentos refinados nós estamos propensos a comer mais, pois não nos sentimos satisfeitos.

Alguns exemplos de carboidratos refinados são: arroz branco, pão branco, o açúcar e a maioria das massas. Uma das maneiras mais fáceis para melhorar rapidamente a nossa saúde nutricional envolve a substituição de muitos desses alimentos em sua versão integral. Nós recomendamos que principalmente as pessoas que têm diabetes façam esta mudança, pois esta ação poderá lhe dar mais controle sobre os níveis de açúcar no sangue e melhorar também os sintomas da doença. No entanto, certifique-se em consultar o seu médico ou nutricionista antes de fazer qualquer mudança em sua dieta. Modificações súbitas podem ocasionar consequências indesejáveis à sua saúde.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário