Condimentos NUTRIÇÃO

DIABETES E OS BENEFÍCIOS DA BAUNILHA

extrato de baunilha para a saude
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Desde que a baunilha foi descoberta pelos espanhóis, a sua história tem sido associada à luta entre povos e manchada com violência. Esta planta é uma orquídea que teve sua origem na América Central, onde foi cultivada pela primeira vez pelos índios Totonaco, em seguida, pelos Astecas e, finalmente, pelo conquistador espanhol Hernan Cortez. Mais tarde, ele levou as vagens de baunilha para a Espanha após o saque da capital asteca Tenochtitlán. Com a introdução desta planta na Europa, ela provou ser extremamente benéfica, uma vez que rapidamente se espalhou por todo o mundo devido ao seu sabor doce e supostas propriedades medicinais.

Esta é a única orquídea conhecida que produz um fruto comestível, não é somente ornamental. É considerada uma matéria prima cara, devido ao seu método de processamento, totalmente manual desde a polinização da planta até a colheita do fruto. Este processo pode levar de vários meses a um ano, até que uma fava de baunilha esteja pronta para uso. Os pequenos grãos contidos na vagem da baunilha têm vitaminas essenciais do complexo B que incluem niacina, ácido pantotênico, e riboflavina, e pequenas quantidades de minerais, tais como cálcio, magnésio e zinco. Tanto o extrato de baunilha quanto suas favas fornecem os mesmos benefícios para o corpo, tais como:

• Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e danos causados ​​pelos radicais livres.

• Propriedades antibacterianas que ajudam contra surtos de acne e retardam o envelhecimento.

• Os tratamentos tópicos que contêm baunilha são úteis na cura de queimaduras, cortes e feridas.

• A Baunilha também tem substâncias químicas que agem de forma semelhante à capsaicina, que proporcionam um efeito positivo sobre o sistema nervoso e agem como um analgésico leve.

Um polifenol chamado vanilina é o que produz o doce aroma da fruta. Este componente químico tem sido usado como óleo de aromaterapia por muitos séculos, e continua sendo usado nos dias de hoje. Esta substância proporciona muitos benefícios para a saúde, tais como:

• Melhora o desempenho mental;

• Aumenta a circulação do sangue no corpo;

• Ajuda a aliviar os sintomas de febre;

• Limpa vias respiratórias;

• Tem sido usado para acalmar náuseas em mulheres grávidas;

• Os pesquisadores acreditam que o aroma reduz dores de estômago e a fome, alivia o stress e, recentemente, investigam se pode curar a impotência masculina.

O extrato de baunilha pode ser usado para alterar o sabor de qualquer tipo de doce, como sorvetes, chocolates, tortas, etc. Pode ser usado para reduzir a quantidade de açúcar adicionado em qualquer receita doce para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, super importante se você tem diabetes. Tente adicionar uma gota de baunilha no leite para experimentar uma bebida extremamente saborosa. A aromaterapia pode ser usada quantas vezes você quiser, sem efeitos colaterais. Como sempre, consulte um nutricionista ao decidir mudar drasticamente sua alimentação.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário