DICAS Frutas Minerais NUTRIÇÃO Vegetais Vitaminas

OS BENEFÍCIOS DOS VEGETAIS AMARELOS E ALARANJADOS

vegetais amarelos
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

A cor de uma fruta ou legume é muito mais do que apenas uma qualidade estética, geralmente aponta para certos nutrientes que se encontram disponíveis em abundância nestes alimentos.  Por exemplo, vegetais amarelos e alaranjados geralmente indicam a presença de uma substância importante conhecida como beta-caroteno, que o corpo utiliza em inúmeras funções. Frutas e vegetais destas cores também contêm uma série de vitaminas e minerais essenciais, os quais podem ser difíceis de serem encontrados em outros alimentos. Recomendamos o consumo de vegetais amarelos e laranjas pelo menos duas vezes por semana, a fim de obter seus benefícios nutricionais únicos.

A substância beta-caroteno, presente em frutas e legumes destas cores, é convertida no organismo em vitamina A. Como muitos de nossos leitores já sabem este nutriente é responsável por manter a pele, dentes, ossos e visão saudáveis. Pesquisas sugerem também que, a vitamina A desempenha um papel muito importante na prevenção do desenvolvimento do diabetes tipo 1 e pode impedir a ocorrência de distúrbios oculares. Felizmente, este nutriente está disponível em muitos alimentos que podem ser encontrados na maioria dos supermercados. No entanto, apenas alguns destes alimentos são nutricionalmente benéficos como vegetais amarelos e alaranjados, tornando-os uma das melhores fontes de vitamina A.

Além disso, frutas e legumes destas colorações tendem a ser também uma boa fonte de ácido fólico. Este antioxidante é especialmente importante para gestantes por causa de sua capacidade de prevenir defeitos do tubo neural em fetos. Felizmente, a maioria das mulheres podem facilmente obter o suficiente de ácido fólico em sua dieta, simplesmente mantendo o consumo de vegetais alaranjados e amarelos regularmente.

As frutas e legumes destas cores comuns incluem: manga, cenoura, pêssegos, peras, abacaxi, abóbora e melão. Em geral, você deve incluir entre 5-9 porções de vegetais por dia, sempre misturando cores e variedades diferentes para obter diversos nutrientes. Tenha em mente sempre que você deve consultar o seu médico ou nutricionista antes introduzir alimentos novos em sua alimentação. Os alimentos destas cores apresentam um excelente conteúdo nutricional para a sua saúde e devem ser consumidos pelo menos algumas vezes na semana.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil