Carboidratos Controle do Peso Controle do Peso Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Fibras Frutas Minerais NUTRIÇÃO SAÚDE Saúde Cardiovascular Sistema Digestivo Vitaminas

OS BENEFÍCIOS DO MIRTILO PARA O DIABETES

mirtilos beneficios
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

O Mirtilo é uma planta perene que tem crescido de forma selvagem em vários continentes como América do Norte e a Ásia, há mais de 10.000 anos. Embora já crescente na Europa, o fruto não era popular até que exploradores o trouxeram ao Novo Mundo. Nas Américas, os nativos usavam a fruta como alimento ou como remédio herbal para aliviar certas doenças. A fruta tem inúmeros benefícios para a saúde e e é um alimento de grande valor em qualquer plano de alimentação.

Comer mirtilos pode ser uma ótima maneira de prevenir os desejos entre as refeições. Em 100 g da fruta, encontramos: 57 calorias, 0,33 g de gordura, 2 g de fibras, 10 g de açúcares, 1 g de proteínas, e um baixo índice glicêmico. Estudos recentes têm mostrado que este doce fruto ajuda a reduzir a gordura no fígado, e consequentemente, o tamanho deste órgão. Um aumento no fígado geralmente é um sinal de obesidade e pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. A redução da gordura no fígado também reduz o colesterol total, triglicérides, aumenta o HDL (bom colesterol) e diminui a resistência à insulina. Combinados, estes efeitos não só ajudam a prevenir a síndrome metabólica, mas também previnem e aliviam os sintomas do diabetes tipo 2.

O mirtilo é rico em fibras e antioxidantes, oferecendo diversos benefícios para o corpo. O conteúdo de fibras melhora a saúde intestinal e impede que toxinas cancerígenas afetem o cólon, além de ajudar a regular os movimentos do intestino. A antocianina é o antioxidante em maior concentração no fruto, responsável por seu tom azul, fornece proteção contra os radicais livres, doenças cardiovasculares, e aumenta as defesas contra o diabetes. Também ajuda a proteger a retina contra alguns distúrbios oculares.

Em um estudo recente, a fruta se mostrou eficaz em trazer benefícios cognitivos à saúde, já que pôde-se verificar melhoras significativas da memória e da função cerebral. Pode ainda prevenir ou controlar as doenças de Alzheimer e Parkinson. Por favor, consuma mirtilos com moderação para que você possa colher os benefícios deste frutinho maravilhoso. Esta fruta pode ser incluída em suas refeições diárias, em variadas receitas como por exemplo:

• Adicionar aos cereais;

• Incluir em diversas receitas de sobremesas;

• Misturar em smoothies, sucos ou iogurtes;

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

4 Comentários

    • Olá Norberto. Geralmente, mirtilos podem ser encontrados em grandes supermercados e em algumas feiras. Temos informações de que o Brasil já produz o fruto, mas em pequenas quantidades. Você também pode encontrar alguns produtos com mirtilos, como suco, iogurte, e geleia. Abraço!! Tenha um ótimo sábado!!!

    • Olá. Hoje em dia já se pode encontrar mirtilos em grandes supermercados, mas infelizmente não em todos os lugares do Brasil, apesar de já estar sendo produzido aqui. Também é conhecido como blueberry, e, além de natural, pode ser encontrado em produtos como iogurtes, geleias, sucos e polpas congeladas. Esperamos que encontre e possa aproveitar todos os benefícios desta pequena frutinha. Abraços!!! Boa tarde!!!

Adiciona um comentário