Controle do Peso Controle do Peso Cuidados dos Olhos Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Fibras Gorduras Minerais Neurologia NUTRIÇÃO SAÚDE Saúde Cardiovascular Sistema Digestivo

AS SEMENTES DE CHIA E SEUS BENEFÍCIOS

beneficios chia diabetes
Dr. César Giral
Escrito por Dr. César Giral

Chia (Salvia hispanica) é uma erva da família das mentas que cresce em clima tropical ou subtropical. Originalmente do México, foi parte importante da dieta dos antigos Astecas e Maias. Chia, na língua asteca (náhuatl) significa “oleosa”, talvez por conta de seu alto teor de gordura.

As sementes (aproximadamente 2 mm de comprimento), estão disponíveis em duas variedades: branca e preta. A branca (conhecida como Salba) tem um preço mais elevado no mercado, e muitas vezes é difícil de encontrá-la. A preta pode ter pequenas quantidades de sementes de cor branca. No entanto, não parece haver grandes diferenças no ponto de vista nutricional, quando se comparam os dois tipos.

A Chia é uma excelente fonte de proteínas, cálcio, magnésio, ferro, antioxidantes, fibras solúveis e ômega 3, em maior quantidade do que é encontrado nas sementes de linhaça, sua maior “rival” no mundo das ervas. Quando as sementes de Chia são misturadas com água, elas criam um gel no seu entorno (mucilagem, uma fibra dietética solúvel), que têm propriedades reguladoras do trânsito intestinal e diminuem a absorção de açúcares dos alimentos, colaborando para regular os níveis de glicose pós-prandial.

Estudos científicos preliminares têm mostrado que comer sementes de Chia pode ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de proteína C – reativa (um valor laboratorial relacionado à inflamação) em pessoas com diabetes tipo 2. Em relação ao colesterol, seu consumo pode contribuir para baixar os níveis de colesterol total, LDL e triglicérides (gorduras “más” no sistema cardiovascular, quando em excesso) e aumentar o colesterol com, HDL.

Mais pesquisas são necessárias para definir os efeitos e benefícios da semente de Chia para a saúde em geral, no entanto, a história tem mostrado que são seguras e definitivamente vale a pena usá-las como um suplemento nutricional diário.

Há duas situações em que o seu consumo, como com qualquer outro alimento rico em ômega 3, deve ser feito com cautela:

1 – Em pessoas que tomam anticoagulantes como warfarina e/ou cumarina.

2 – Em caso de câncer de próstata.

No caso de tratamentos que exigem anticoagulantes, porque o omega – 3 pode aumentar o efeito. Em homens com câncer de próstata, o motivo é que a ingestão de grandes quantidades de ALA (um tipo de ômega 3) pode favorecer a progressão da doença. Nestas circunstâncias especiais, as observações gerais valem para qualquer alimento ou suplemento que contenha ômega 3 e não apenas para Chia.

O importante é ter consciência do que comemos e como comer de forma saudável. Vamos voltar ao passado: mais grãos integrais: trigo integral, arroz integral, aveia, chia, linhaça, quinoa, etc., e menos derivados refinados: pão branco, arroz branco, aveia processada, etc Uma mudança simples como esta pode fazer uma grande diferença na nossa saúde gastrointestinal, cardiovascular e endócrina. Portanto, essas recomendações nutricionais não são apenas para aqueles com diabetes, mas para quem quer desfrutar de uma vida mais saudável.

Em relação a Chia, nossa recomendação é experimentar. Duas colheres de sopa por dia (30 gramas) como um suplemento na sua alimentação pode trazer grandes benefícios.

Aproveite os benefícios deste superalimento!

comments

Sobre o autor

Dr. César Giral

Dr. César Giral

Cirurgião Oftalmologista, Defensor do Diabetes, Executivo de New Mídia e Entusiasta em Mídia Social. Como cirurgião profissional por mais de 20 anos, Cesar escreve seus artigos com um olho clínico e nos fornece informação profissional e atualizada sobre o diabetes.

6 Comentários

  • Eu faço uso da semente de chia triturada no liquidificador,coloco uma colher desta farinha no leite desnatado,essa receita e o suficiente para meu organismo? me disseram que a chia é um emagrecedor. isto é verdadeiro?

    • Olá Sofia.
      Em situações normais, não tem problema consumir as duas sementes juntas, existem inclusive produtos no mercado que trazem as duas na composição. Mas precisamos alertá-la caso você tenha alguma condição especial de saúde. É sempre bom consultar um médico ou nutricionista para uma avaliação pessoal e assim determinar o melhor para você.
      Abraços da equipe Diabetv Brasil.

    • Oi Sandra.
      A princípio, não tem problema nenhum… são diversos benefícios para a saúde. Mas recomendamos que você converse com seu médico, ou se possível, um nutricionista para esclarecer suas dúvidas, de acordo com sua saúde pessoal. Como sempre falamos, mesmo pessoas portadoras da mesma doença podem ter necessidades e/ou restrições nutricionais diferentes.
      Cuide da sua saúde. Mantenha-se saudável!!!
      Abraços da equipe Diabetv Brasil!!!!

Adiciona um comentário