Conceitos Básicos Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 NUTRIÇÃO SAÚDE Tratamentos Vitaminas

OS BENEFÍCIOS DA VITAMINA D PARA O DIABETES

beneficios vitamina d
Dr. César Giral
Escrito por Dr. César Giral

Uma dieta naturalmente rica em vitaminas pode ajudar a prevenir muitas doenças e enfermidades. Frutas frescas, legumes e cereais integrais são as principais fontes, não só de vitaminas, mas também de nutrientes importantes, como antioxidantes (substâncias que previnem a inflamação e processos relacionados a danos celulares e envelhecimento), fibras e minerais essenciais para os processos bioquímicos que se desenvolvem nas células.

Com exceção da vitamina D, a maioria dos suplementos vitamínicos são úteis apenas em determinadas circunstâncias onde são necessários um “extra”. Por exemplo, durante a gravidez e outras condições de deficiência geradas por doenças crônicas. Caso contrário, com uma dieta equilibrada estes suplementos não são necessários.

A vitamina D é essencial para a saúde e força dos ossos, uma vez que ajuda na absorção do cálcio. Também é necessária para a função muscular, neurológica e imunológica. Em adultos, ajuda a proteger contra a osteoporose e osteomalácia, evitando assim a possibilidade de fraturas e dor músculo-esquelética.

A boa notícia é que o nosso corpo é capaz de produzir vitamina D quando expomos nossa pele ao sol. A principal matéria prima é o colesterol, e, uma vez sintetizada é ativada nos rins. Apenas 15 minutos sob o sol são suficientes para obter a quantidade diária que precisamos. No entanto, existe uma condição especial em indivíduos mais velhos ou de pele escura, uma vez que a sua pele não é tão eficiente na produção de vitamina D, necessitando de uma maior exposição ou consumo de suplementos nutricionais.

As pessoas que estão com sobrepeso ou obesos também são propensas a sofrer de deficiência, porque a vitamina D consumida fica “presa” no tecido adiposo e não cumpre o seu papel biológico.

Podemos saber nossos níveis de vitamina D com exames laboratoriais simples. A maneira pela qual se medem os níveis no sangue, é quantificando os níveis de uma forma de vitamina D conhecida como 25-hidroxi vitamina D. Os níveis inferiores a 30 nmol/L são considerados deficientes para a saúde em geral, necessitando de suplementação adicional.

Há um grande interesse científico no estudo da vitamina D. Principalmente, porque sua ausência tem sido associada a problemas de saúde como diabetes, hipertensão e doenças auto-imunes como a esclerose múltipla, doenças ósseas e alguns tipos de câncer (cólon, próstata e mama).

Vitamina D e Diabetes

Existem estudos científicos que mostram uma relação interessante entre a Vitamina D e o Diabetes. Entre os resultados encontram-se:

1. Estudos sugerem que as crianças que recebem regularmente suplementos de vitamina D têm um risco menor de desenvolver diabetes tipo I.

2. Pessoas com diabetes tipo II e baixos níveis de vitamina D têm um risco maior de morte por doença cardíaca.

3. Pessoas que não têm diabetes, com baixos níveis de vitamina D têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo II, à medida que envelhecem.

4. Existem evidências de que em pessoas com diabetes tipo II, a vitamina D pode diminuir a resistência à insulina, aumentar a sensibilidade à insulina dos tecidos e, assim, ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Ainda assim, mais estudos precisam ser feitos para realmente sermos capazes de determinar a relação entre a vitamina D e seus benefícios na prevenção e controle do diabetes.

Nota: Este artigo é apenas para fins informativos e educativos. Converse com seu médico a respeito de questões relativas a suplementos nutricionais e a forma mais adequada de tomá-los. Sempre procure o conselho médico para qualquer dúvida sobre uma mudança em sua condição ou tratamento.

comments

Sobre o autor

Dr. César Giral

Dr. César Giral

Cirurgião Oftalmologista, Defensor do Diabetes, Executivo de New Mídia e Entusiasta em Mídia Social. Como cirurgião profissional por mais de 20 anos, Cesar escreve seus artigos com um olho clínico e nos fornece informação profissional e atualizada sobre o diabetes.

Adiciona um comentário