Conceito Básicos Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Neurologia Outras Enfermidades SAÚDE

O QUE É NEUROPATIA DIABÉTICA?

neuropatia diabetica
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

O cérebro é a unidade de processamento central do corpo humano. Ele controla tudo em nosso corpo, de comer a pensar, da respiração à digestão. Nosso cérebro faz isso através do envio de sinais por todo o nosso corpo, que percorrem uma grande rede de nervos. Os nervos enviam e recebem sinais do cérebro, de modo a manter um sistema saudável no organismo, no entanto, existem alguns casos em que estes nervos podem ser danificados, o que é conhecido como Neuropatia. Infelizmente, é normal que as pessoas com diabetes (especialmente as pessoas que vivem com diabetes por 25 anos ou mais) desenvolvam algum grau de lesão nos nervos, sendo classificada como neuropatia diabética. Vamos dar uma olhada na relação entre o diabetes e a neuropatia, assim como os tipos e os sintomas neuropáticos nos indivíduos.

A neuropatia diabética afeta aproximadamente 60-70% da população que sofre com o diabetes. A intensidade da neuropatia pode variar de algo muito leve a grave, normalmente levando anos para o progresso da enfermidade. Acredita-se que existe uma correlação direta entre o mau controle do açúcar no sangue e o início da neuropatia diabética. Isso ocorre porque os nervos estão ligados aos vasos sanguíneos, e quando esses vasos são danificados devido ao mau controle da glicose no sangue, pode diminuir a absorção de oxigênio necessário para que funcionem corretamente, danificando os nervos também. Alguns pesquisadores também acreditam que as pessoas com doenças auto-imunes (diabetes tipo 1), bem como com doença renal, possam ser mais suscetíveis a danos aos nervos devido ao aumento do risco de inflamação dos nervos, bem como o aumento dos níveis de toxinas no sangue.

As formas leves da neuropatia são muitas vezes despercebidas, no entanto, alguns sintomas podem incluir:

• Dormência e formigamento nas extremidades (braços, pernas, pés e mãos)

• Fraqueza

• A disfunção erétil (homens) / secura vaginal (mulheres)

Existem diferentes tipos de neuropatia, dependendo dos nervos afetados. Os quatro principais são:

  • Neuropatia Periférica – a mais comum entre os diabéticos, normalmente associada com perda de sensibilidade em seus pés e mãos.
  • Neuropatia Autonômica – afeta o sistema nervoso autônomo, ou seja, os nervos ligados aos músculos e órgãos involuntários como o coração, sistema digestivo, bexiga, pulmões, etc. (pode causar hipoglicemia desconhecida!) .
  • Neuropatia Proximal – normalmente afeta a sensibilidade em suas coxas, quadris e bumbum e pode levar a fraqueza nas pernas (esta forma de neuropatia é mais comum em pessoas idosas com diabetes tipo 2).
  • Neuropatia Focal – concentra-se em um único nervo, na maioria das vezes na face, tronco ou pernas. Este tipo de neuropatia pode provocar muita dor, no entanto, não está ligado a quaisquer outras complicações a longo prazo.

Podem haver diversas complicações a partir de danos nervosos, como por exemplo: amputação, infecção do trato urinário, não percepção de hipoglicemia, disfunção sexual e problemas digestivos. É importante tentar prolongar o aparecimento da neuropatia diabética tanto quanto possível. Pode-se conseguir isso seguindo uma dieta saudável e praticando exercícios regularmente. Certifique-se de que sua pressão arterial esteja sob controle, e, se você fuma e/ou bebe, o ideal é que você pare ou tente evitar estes vícios o máximo que conseguir. Se você já tem sinais de neuropatia diabética, fale com o seu médico sobre possíveis medicamentos para ajudar a lidar com os sintomas, pois não há cura. Tente manter sua glicemia dentro de níveis aceitáveis e, com o controle adequado do seu diabetes, você pode prolongar a progressão da neuropatia diabética, assim como outras complicações por um bom tempo.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

16 Comentários

  • Então pela descrição eu tenho isso,pois sinto um desconforto muito grande nos pés e no dedo grande da mão direita dormente.É muito ruim,sinto queimar na ponta dos dedos dos pés,as vezes parece que é plastificado e esse encomodo se dá mais a noite.Tenho que colocar o pé na àgua gelada,ou as vezes frio que tenho que botar meia.Infelizmente isso incomoda muito,pois aceitei bem a diabetes,pois é ,na minha condição ,hereditário. Bem, gostaria de saber os recursos que tenho para aliviar isso,pois é muito ruim.Agradeço qualquer informação,pois me trato no posto,e sigo a risca a dieta e tomo os remedios que a médica me passou., e a glicose sempre controlada.Desde já, fico no aguardo.Obrigado Ana Lucia Enrico Bastos.

    • Boa tarde.
      A primeira coisa a fazer é procurar ajuda médica, pois ele é quem pode lhe indicar algum medicamento para aliviar os sintomas. Se você já está sentindo estes sintomas, tenha certeza de manter sua glicemia dentro de níveis aceitáveis, pois com o controle adequado do diabetes, você pode prolongar a progressão da neuropatia diabética, assim como outras complicações, já que, infelizmente ainda não há cura para esta condição.
      Mantenha-se saudável!! Cuide-se!!!

  • Tenho 74 anos tenho diabetes tipo 2 há 16 anos faço tratamento uso continho de remédios .
    Meu sintomas são nos pez são adormecidos as vezes a ponto de perder o chinelo
    cera que tem possibilidade de melhora ?
    Obrigada
    Abraço Alzira

    • Boa tarde, Alzira.
      Você deve conversar com seu médico a respeito do que está lhe incomodando, para que ele prescreva algum medicamento que alivie seus sintomas, visto que ainda não temos a cura para esta condição. Mas com certeza, aliviando os sintomas, você se sentirá muito melhor. Tenha certeza de controlar sua glicose, pois assim há menores riscos da progressão da neuropatia e evitar outras complicaçÕes. Cuide-se!!! Abraços!!!

  • A minha sofre de uma neuropatia diabética femural (proximal) e eu gostaria de saber se haverá algum tratamento para isto. Pois não está a tomar nada. Queixa-se de muitas dores nas pernas, cansaço, falta de força e desequilibrio.
    Obrigada

    • Olá Anabela. O primeiro tratamento é controlar seu diabetes, porém, fale como seu médico para ver a possibilidade dele lhe indicar algum medicamento para aliviar os sintomas e o desconforto provocado pela neuropatia. Abraço!!!

  • tenho diabete sinto muita do nos meus pes e nao consigo mas ter relaçoes sexual pois minha vagina ficou tao seca sem lubrificaçao q nemcom lubrificantes nao consigo ter relaçoes pois a dor e muita sera q isto e da diabetes? tenhos ferroes nas pontas dos dedos dos pes e horrivel.. tambem perdi todo meu prazer sexual.

  • Estou sentindo muitas dores nas pernas e dormência.dos joelhos pra baixo, nas mãos no rosto e muita fraqueza fadiga.desmaio perco a força do corpo sinto muito frio meus pés ficam roxos.ja di todos exames coração,neurológicos,vasculares,Indocnologista, estive internada minha estava 330 tomei insulina 2 X agora minha clicose está dando 30 o que eu faco

    • Olá. Realmente não é fácil. Mas você deve pedir ao médico que te acompanha algum medicamento para aliviar estes sintomas. Apenas uma pessoa especializada, após uma avaliação pessoal, pode lhe dar recomendações. Melhoras para você! Abraço!

  • BOA TARDE ALINE!!!ESTOU ENTRANDO EM PÂNICO DESCOBRI ESSA DOENÇA HÁ 2 ANOS ATRÁ,ESTAVA PERDENDO A VISÃO,SENTINDO TONTEIRAS,TREMURAS NO CORPO,GARGANTA ESTREMAMENTE SECAS.URINAVA MUITO.FIZ O EXAME DE SANGUE E ESTAVA COM 375.ESTOU TOMANDO OS MEDICAMENTOS,COMECEI COM OS MAIS FRAQUINHOS E MINHA GLICOSE ABAIXA POUCO,JÁ CHEGUEI A 585 DE GLICOSE…DEPOIS QUE O MÉDICO AUMENTOU MINHAS DOSES CHEGO hÁ 235,265.ESTIVE COM UMA MACHUCADO NA PERNA QUASE SURTEI.AGORA ESTÁ SARANDO GRAÇAS A DEUS.POR FAVOR ME ORIENTE

    • Olá Judith.
      Os posts que escrevemos são para dar uma orientação para as pessoas que como você, sofrem com o diabetes, ou que simplesmente desejam levar uma vida mais saudável. Mas não temos a intenção de substituir consultas médicas, visto que somente um médico poderá avaliar a sua real condição de saúde e prescrever o tratamento necessário. Parece que você já está seguindo orientação médica. Continue assim… e mantenha uma alimentação saudável e equilibrada e não esqueça de praticar atividade física regular para garantir sua saúde e melhorar o controle do diabetes. Abraços!!

  • OLA HOJE LENDO OS COMENTÁRIO DESCOBRI QUE TENHO NEUROPATIA DIABÉTICA MEU DIABETE ESTA CONTROLADO,MAIS O INCOMODO É MUITO TENHO QUE PROCURAR UM ESPECIALISTA NO ASSUNTO PARA ME MEDICAR OU QUALQUER MEDICO,OBRIGADA.

  • Sou dialética há 4anos,faço uso de medicação continua ,controlo a alimentação não prático atividades física algum,trabalho na área da saúde,dou plantão de 24 horas no final do dia parece que estou arrastando uns quinhentos quilos,na pernas.Sinto muitas dores no músculo das coxas sra que estou com neuropatia dialética por favor me responda obrigado

    • Olá Graça. Você deve procurar um médico. Você não trabalha na área da saúde? Entao, cuide de você também!!! É possível que seja sim, mas nao podemos indicar ao certo sem uma consulta médica. Só quem pode te dar um parecer e recomendações sobre o que fazer, é um médico especializado, após uma consulta e avaliação pessoal. Não se conforme em viver assim, procure ajuda!!! Boa noite!!!!

Adiciona um comentário