Fibras Gorduras Minerais NUTRIÇÃO Vegetais Vitaminas

O GRÃO DE BICO CONTRA O DIABETES

beneficios grao de bico
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

 

O grão de bico tem sua origem no Oriente Médio, e vem sendo cultivado por milênios. Registros históricos mostram que mesmo os antigos egípcios e romanos incluíam este grão delicioso em suas cozinhas. Este grão se espalhou por todo o mundo através de comerciantes e exploradores que facilmente ajudaram a aumentar sua popularidade. E o consumo, ainda hoje continua a aumentar.

Os grãos de bico contêm nutrientes importantes que beneficiam muito o nosso organismo e podem ser facilmente adicionados à qualquer dieta. Assim como outros grãos, são ótimas fontes de proteínas; e, se combinados em uma dieta com grãos integrais, podem fornecer uma quantidade de proteínas equivalente à de carnes e produtos lácteos. Uma xícara de grão de bico tem: 295 calorias, 4,9 g de gordura, 49,17 g de carboidratos, 15,65 g de proteínas, e um baixo índice glicêmico (IG).

Como a maioria das leguminosas, o grão de bico é rico em fibras, o que ajuda a prevenir problemas digestivos, reduz o risco de câncer de cólon, controla os níveis de açúcar no sangue, e faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo, o que pode levar à perda de peso. Uma xícara tem mais da metade do valor diário recomendado de fibras. Se consumido regularmente, pode reduzir o mau colesterol (LDL), o colesterol total e os triglicérides, o que ajuda a diminuir ainda mais as suas chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Este maravilhoso grão também tem propriedades antioxidantes, sendo o manganês o mais prevalente. Este mineral oferece proteção contra os danos celulares causados ​​pelos radicais livres e ajuda a aumentar a produção de energia. Uma xícara de grão de bico fornece pelo menos 85% da quantidade diária que o corpo necessita. Estudos recentes mostram que o grão de bico ajuda a reduzir os níveis de açúcar e a aumentar a sensibilidade à insulina, mas as melhorias só serão substanciais se consumido como uma porção de uma única refeição, ao invés de várias pequenas porções ao longo do dia. Neste contexto, precisamos salientar que as dietas baseadas no consumo de cereais integrais como o trigo, são mais efetivas para manter os referidos efeitos a longo prazo, em comparação com refeições à base de grão de bico.

Ainda assim, nós do Diabetv recomendamos adicionar o grão de bico à sua dieta. Ele fornece inúmeros nutrientes essenciais que são necessários para o nosso organismo, além de ser extremamente delicioso, independente de como sejam preparados. Como sempre, lembramos que é importante que você entre em contato com o seu nutricionista ou médico para fazer alguma mudança na sua dieta.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário