Conceitos Básicos Controle do Peso Controle do Peso Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Estilo de Vida NUTRIÇÃO SAÚDE

O AÇÚCAR CONTIDO NAS BEBIDAS

DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Você comeria nove ou dez colheres de chá de açúcar em cinco minutos? A maioria de nós iria responder “não”. Agora, considerando que uma lata de 340g de Coca-Cola contém 39 gramas de açúcar, equivalente a quase dez colheres de chá, a sua resposta seria a mesma? Muitos de nós não estamos cientes da quantidade de açúcar contido nas bebidas, e acabamos consumindo sem perceber. Aliás, a grande maioria não esta ciente de que boa parte da nossa ingestão calórica diária vem do açúcar presente em bebidas, aumentando o risco de obesidade, diabetes e outras doenças.

Você pode pensar que isso não é relevante, principalmente se quase não bebe refrigerantes. No entanto, este também é o caso de outras bebidas, tais como os sucos de frutas. Sejam eles naturais, embalados ou caseiros, também contêm grandes quantidades de açúcar. Os sucos que compramos em supermercados afirmam ser 100% naturais, porém, esta afirmação é enganosa. Estas bebidas além de serem calóricas, um dos principais ingredientes é o açúcar, ou seja, 240 ml podem conter até 30g de açúcar, e fazê-los em casa pode não ser uma melhor solução. Quando colocamos frutas frescas em um liquidificador para preparar um suco, as fibras presentes nestes alimentos desaparecem, fazendo com que nosso corpo absorva frutose, aumentando rapidamente os níveis de glicose no sangue.  Ao contrário, ao consumirmos a fruta na forma sólida, as fibras impedem a rápida absorção e por isso recomendado o seu consumo desta maneira.

E como podemos evitar o consumo deste açúcar contido nas bebidas? Substituindo-as por alternativas saudáveis. A ingestão de água deve ser prioridade, lembre-se que 75% do nosso corpo é água. A desidratação pode causar fadiga, ansiedade, fome, deterioração das células, dores no corpo e dores de cabeça. Com o consumo diário de água, iremos saciar a nossa sede, sem ter que recorrer a refrigerantes ou sucos de frutas. Outra opção saudável é a ingestão de chás sem açúcar. Existem hoje inúmeros chás disponíveis no mercado, os quais podem ser consumidos quentes ou frios e oferece também benefícios à saúde devido ao seu conteúdo antioxidante. Lembre-se: abster-se de bebidas açucaradas pode reduzir o risco de obesidade, diabetes e outras doenças.

 

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil