Carboidratos Controle do Peso Controle do Peso Diabetes tipo 2 Fibras NUTRIÇÃO SAÚDE

PESSOAS COM DIABETES PODEM COMER PÃO

diabeticos podem comer pão

Toda vez que alguém pensa em modificar sua dieta para perder peso, controlar o açúcar no sangue, tratar alergias alimentares, ou prevenir as doenças cardiovasculares, a primeira coisa que vem à mente é: Vou parar de comer pão! E, há uma razão para isso… Durante muito tempo, os médicos, nutricionistas, instrutores de academia, entre outros profissionais de áreas semelhantes, praticamente declararam guerra aos produtos derivados de trigo, seja de farinha de trigo integral ou refinada.

Durante os últimos 30 anos, pesquisadores da área de Alimentação e Nutrição introduziram novas tendências nos hábitos alimentares, os quais foram incorporados pelas Indústrias Alimentícias para produzir novos alimentos a fim de atender às especificações nutricionais exigidas por diferentes grupos de indivíduos, com diferentes necessidades, entre a população em geral. Este progresso tem nos permitido desfrutar alegremente de vários alimentos que anteriormente tinham sido rotulados como “pecado” ou “proibidos”, sem se preocupar com possíveis efeitos adversos para a saúde.

Sem dúvida, o pão é o alimento mais popular e mais consumido em todo o mundo. O pão está facilmente disponível e não apenas para as pessoas saudáveis, mas também para pessoas com condições especiais, como os diabéticos. Hoje em dia, a indústria de panificação produz pães que podem ser consumidos com segurança por quem tem diabetes ou por aqueles que precisam limitar o consumo de farinha de trigo refinada.

Atualmente, há uma grande variedade de grãos de cereais integrais com grande valor nutritivo disponíveis para panificação, sendo assim, uma pessoa que tenha diabetes pode eventualmente satisfazer suas vontades específicas e, ao mesmo tempo, desfrutar de um sabor requintado e um alto valor nutritivo, com um impacto mínimo em seus níveis de glicose.

É muito importante lembrar que, para decidir o tipo de pão mais adequado para você que tem diabetes, este deve cumprir aproximadamente com a seguinte composição nutricional em 2 fatias:

• Total de energia (Calorias): 150 calorias.

• Gordura total: não mais do que 3 g.

• Gordura saturada: 1,5 g ou menos.

• Gordura trans: 0

• Carboidratos: menos de 30 g.

• Sódio: menos de 300 mg.

• Fibras: mais de 3 g.

Agora, se você decidir preparar seu próprio pão, ótimo! No entanto, tenha em mente que, se esse for o caso, a sua “palavra-chave” deve ser: “integral”; o que significa que qualquer farinha de cereais que você empregue para fazer o seu pão, deve ser integral, não refinada. Farinha refinada é aquela que foi submetida a um processo de branqueamento, no qual são removidas frações de fibras e de proteínas, resultando em um produto altamente concentrado em carboidratos e com alto índice glicêmico. Vale lembrar ainda que não se recomenda a adição de qualquer sabor extra, porque isto normalmente implica teores elevados de sódio, açúcar, gordura, e agentes aromatizantes artificiais.

Nós, aqui da Diabetv, recomendamos algumas opções de grãos integrais: farinha de trigo integral, farinha de centeio branca, farelo de centeio integral, painço ou milheto. Você pode usá-las sozinhas ou em combinações.

Como você pode ver, não há razão para que uma pessoa que tenha diabetes não possa trazer de volta o pão à sua mesa. No entanto, lembre-se de utilizar, se possível, uma massa feita de diferentes tipos de farinhas de cereais integrais. Finalmente, tenha a certeza de estar consumindo uma quantidade de pão adequada para você. Em caso de dúvida, não hesite em perguntar ao seu médico ou nutricionista o que é melhor para o seu regime alimentar em particular.

comments

Sobre o autor

Dra. Montserrat Rodríguez

Dra. Montserrat Rodríguez

Adiciona um comentário