Controle do Peso Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Estilo de Vida EXERCÍCIO SAÚDE Saúde Cardiovascular

MOVIMENTE-SE PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

estilo de vida ativo e saudavel
Edison Marchand
Escrito por Edison Marchand

A base teórico-prática, construída pela educação física, com a contribuição de outros profissionais da saúde, faz com que se crie um processo contínuo e permanente, objetivando o conhecimento e a mudança de atitudes, e favorecendo a adoção de comportamentos saudáveis pelos indivíduos.

As práticas corporais sempre tiveram relação direta com as ciências médicas, devido ao fato de atuar sobre a saúde com o objetivo de tratar e prevenir enfermidades.

A relação entre saúde e educação nos leva a considerar que o movimento humano não é simplesmente uma manifestação mecânica e fisiológica, mas um meio de auto expressão, no qual você pode buscar saúde e prazer. É uma manifestação da integridade do ser, pois o homem é dinâmico, não uma simples máquina que se pode fragmentar.

É importante valorizar a individualidade, respeitando os aspectos biológicos, psicológicos e sociais, criando com isso a consciência corporal saudável através da educação física, saúde e qualidade de vida.

A prática da educação física é baseada principalmente na epidemiologia clínica e na fisiologia do exercício, que é o estudo das funções do organismo em relação ao esporte, ao trabalho, ao exercício ou ao treinamento físico. Ela verifica as diferentes adaptações, resultantes de exercícios e de atividades físicas, e procura aumentar a efetividade dos exercícios físicos empregados em programas de prevenção e de reabilitação, sempre visando melhorar a saúde.

O exercício físico, pode ser entendido como toda atividade repetitiva, que segue um planejamento e uma estruturação e que objetiva a melhoria da aptidão física; está contido na atividade física, que se refere à totalidade de movimentos corporais, que provoca gasto de energia, e que pode ser expressa por dança, recreação, jogos e exercícios físicos adaptados às necessidades individuais.

Você já pratica alguma atividade física? Se sim, conte-nos nos comentários qual a modalidade você escolheu.. Se não, o que está esperando para melhorar sua qualidade de vida? Não espere até amanhã. Não espere até segunda-feira. Comece hoje mesmo. Se você está lendo isso, é porque provavelmente vem acompanhando esta serie de artigos sobre a importância da prática de exercícios na prevenção e tratamento de doenças crônicas como o diabetes. Então, coloque uma roupa e uns tênis bem confortáveis, e dê uma caminhada no seu quarteirão. Que tal levar o cachorro para passear? Pode ser um bom começo para uma vida mais saudável!!!

comments

Sobre o autor

Edison Marchand

Edison Marchand

Educador físico, pós-graduado em Ginástica Médica e em Atividades Físicas e Exercícios Resistidos na Saúde, na Doença e no Envelhecimento, e tem mestrado em Enfermagem/Saúde. Há mais de 20 anos desenvolve e orienta atividades físicas com pessoas portadoras de patologias ou não, no seu Centro de Atividade Física Personalizada (CAFP). Seu trabalho é interligado a médicos de diversas especialidades, os quais encaminham seus pacientes para que os exercícios terapêuticos façam parte do tratamento. Ao longo de sua carreira, Edison lidou com pacientes diabéticos em um Programa de Assistência aos Diabéticos dentro do Hospital Universitário em Rio Grande, proferiu palestras e cursos, e publicou livros por editoras de Universidades Federais.