Controle do Peso DICAS Estilo de Vida EXERCÍCIO SAÚDE Saúde Cardiovascular

MOTIVE-SE PARA ESTAR EM BOA FORMA

MOTIVE-SE PARA ESTAR EM BOA FORMA
Dra. Maritza Bendayan

Excessos e sedentarismo são padrões de comportamento que foram aprendidos e infelizmente, têm sido praticados há anos. As pessoas são capazes de alterar esses padrões para se manter em boa forma, mas primeiramente, elas precisam sentir a necessidade desta mudança. Uma vez decidido, é preciso começar e, mais importante, manter-se no ritmo.

Nós acreditamos que o primeiro passo é o mais difícil, mas algumas vezes pode ser o mais fácil.  Com certeza, nós já fizemos isso muitas vezes antes. No entanto, não é incomum tropeçar com tantos obstáculos e desafios. É preciso manter as nossas melhores intenções, já que diante de uma semana difícil no trabalho, estar gripado ou receber visitas regulares de familiares e amigos você poderá se sentir tentado a voltar aos hábitos comportamentais anteriores, apesar de não ser o que você realmente deseja.

Apesar desses possíveis contratempos, nós recomendamos estes passos simples para a obtenção de uma vida mais saudável e conseguir manter-se em boa forma física e emocional:

  1. Programe seu despertador e, se tiver esta opção, peça que alguém prepare o café para este mesmo horário. O aroma do café irá motivá-lo a levantar-se e a se mexer. Ou, caso você tenha uma cafeteira que possa ser programada, faça isso antes de ir para a cama, e acorde com um cheirinho de café para o seu despertar. O café melhora o seu humor e as funções cognitivas, aumentando assim as chances de você sair de casa a tempo e com disposição. Além disso, o café aumenta a sua resistência.
  2. Se você não tem certeza por onde começar, saia para dar uma caminhada de 30 minutos, e não se esqueça de exercitar os seus braços simultaneamente.
  3. Mantenha o registro de seu progresso em um calendário, ou no seu celular, ou em um lugar que você possa verificá-lo regularmente.
  4. Lembre-se dos dias felizes e dos bons momentos de sua vida em que envolviam atividades como natação, piscina, praia, andar de bicicleta ou jogar tênis com os amigos. Use essas memórias como uma explosão elétrica para revigorar-se.
  5. Conheça a si mesmo! Isto é importante, porque as atividades que são agradáveis terão maior probabilidade de se tornar um hábito. Assim, descubra o que funciona melhor para você.
  6. Se você gosta de música, selecione as músicas que vão fazer você se sentir mais disposto.
  7. Se você planeja entrar em uma academia, escolha alguma perto de sua casa ou trabalho. Escolha aquela que tenha um ambiente amigável e onde você se sinta confortável.
  8. Compre roupas agradáveis para a ginástica ou treino. Foi comprovado que o vestuário certo pode manter você motivado a praticar exercícios e garantir a boa forma.

Finalmente, mantenha o foco nos resultados positivos que você vai obter pois isso, com certeza, irá ajudá-lo a:

  • Manter a sua mente aberta e incentivar a sua criatividade.
  • Relaxar e liberar o estresse emocional e a tensão muscular.
  • Eliminar toxinas e queimar gordura excessiva.
  • Superar a celulite e flacidez.
  • Oxigenar o seu corpo.
  • Fortalecer o seu sistema cardiovascular.

Pense em um método de aquisição de novos hábitos como um programa de reciclagem. Com o tempo, seu cérebro vai começar a associar esses novos comportamentos positivos com hábitos recentes e os maus hábitos irão desaparecendo.

comments

Sobre o autor

Dra. Maritza Bendayan

Dra. Maritza Bendayan

Ela é psicóloga clínica, com especialização em psicoterapia cognitivo-comportamental. Possui mais de 30 anos de experiência fazendo parte de equipes multidisciplinares para o gerenciamento de Conduta, Desenvolvimento e Neurociência Infantil; Endocrino-pediatría, controle do Diabetes e Obesidade.