Carboidratos Diabetes tipo 2 Fibras Frutas Minerais NUTRIÇÃO SAÚDE Vitaminas

MANGA E O DIABETES

beneficios da manga
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

A manga é uma fruta doce que é apreciada em todo o mundo, a maioria diria que é a fruta mais consumida no mundo. Esta, porém, não foi uma tarefa fácil para a manga, que levou milhares de anos para atingir esse status. Originalmente encontrada no sul da Ásia, a fruta foi rapidamente considerada uma iguaria doce e foi cultivada por muitos anos. No século 4 a.C. finalmente chegou à Ásia Oriental, onde foi usada para o comércio e rapidamente estava viajando por todo o mundo. No século 10, chegou à África Oriental graças ao comércio persa, de forma lenta, mas seguramente havia alcançado a América Latina, principalmente Brasil e México no século 16, que levaram a outras nações, cultivando-a em massa. Você deve ter percebido que muitas dessas áreas são regiões tropicais ou subtropicais, pois este é o clima perfeito para o cultivo deste fruto.

As mangas são bastante ricas em açúcar natural, o que leva à questão de saber se você deve ou não comer essa fruta se você é um diabético. A maioria dos médicos defende a ideia de que você deve comê-la, com moderação, é claro. Os especialistas sugerem que não devem ser consumidas mais de 120 gramas. Mangas são consideradas bons alimentos para o corpo por terem um índice glicêmico um pouco baixo. O índice glicêmico ou IG é uma medida que representa o quanto aumenta o resultado de açúcar no sangue de um indivíduo após consumir qualquer alimento que contenha carboidratos. No entanto, consumir muita manga pode levar a picos prolongados de níveis de açúcar no sangue e causar os piores sintomas do diabetes. O fator de risco deve ser sempre analisado pelo seu médico e os efeitos que a manga tem sobre o corpo são os mesmos para o diabetes tipo 1 ou 2.

Se a manga for consumida nas porções corretas, seus benefícios são incríveis. Os frutos são ricos em fibras, vitaminas A e C, também contêm compostos fenólicos que oferecem vários benefícios à saúde. Os compostos ou polifenóis se apresentam em duas variações, os pequenos e os grandes, sendo que os compostos pequenos são absorvidos para a corrente sanguínea, ao passo que os fenóis maiores são metabolizados no intestino. Os polifenóis são compostos que combatem o câncer e são encontrados em abundância em mangas mais maduras.

Mangas também são eficazes na redução do acúmulo de gordura; a atividade do hormônio leptina é afetada pelo fruto. A leptina é produzida em nossas células de gordura e é um fator no metabolismo da gordura. Vários estudos mostram que as mangas aumentam a atividade da leptina, que têm um papel importante no controle do apetite e no bom funcionamento do organismo. Junto com os efeitos surpreendentes da manga no controle do seu peso, os pesquisadores observaram que as dietas que contém mangas apresentam redução da glicose e do colesterol. Eles também notaram que dietas contendo 1% de manga tem um efeito mais potente na redução da glicose no sangue do que as dietas contendo rosiglitazona.

As mangas podem ser consumidas de diversas maneiras: pode ser batida em um suco, que ajuda a melhorar a circulação dentro do corpo e reduz o nível de glicose no sangue. Outra maneira natural são as folhas de manga, as quais você pode ferver cerca de 3 a 4 folhas de manga e beber a água, ou o chá. Para um sabor diferente, deixe as folhas em imersão durante a noite e beba a solução de manhã. Estes preparos têm o mesmo efeito na redução da glicose no sangue, que comer o fruto ou beber um suco de manga, é apenas uma maneira de aproveitar outras partes do fruto. Uma xícara de mangas cortadas contém: 107 calorias, 0,45 g de gorduras, 28,05g de carboidratos e 0,84g de proteínas. Mais uma vez, você não deve ter medo ou ficar com receio do que você pode ou não comer. Sempre desfrute tudo com moderação e consulte seu médico se tiver qualquer dúvida.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

6 Comentários

    • Boa noite, Penha.
      Isso aconteceu porque o corticoide é um esteroide, e justamente um dos efeitos colaterais dos esteroides é que aumentam a resistencia à insulina, provocando assim um aumento na sua taxa de glicemia. O mais recomendado é que você procure seu médico para que uma avaliação pessoal possa ser realizada. Sempre que você precisar de atendimento médico, lembre-se de informar suas condições de saúde. Esperamos que tudo seja esclarecido por seu médico! Obrigada pela confiança em entrar em contato conosco. Estamos aqui para dar informação e ajudar nossos leitores. Tenha uma boa semana!

  • Sou diabética a quase 6 anos e segundo os médicos do tipo 1, eu estava utilizando insulina NPH e Regular e os médicos da casa de diabetes estão querendo usar as insulinas ultra rápida lispro e a Glargina mas a secretaria da saúde pela 3 vez negou o fornecimento e com isto eu havia usado algumas amostra da Lispro ultra rápida e senti que tive aumento de peso. Será devido a esta insulina?

Adiciona um comentário