Conceitos Básicos Controle do Peso Controle do Peso Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Minerais NUTRIÇÃO SAÚDE

MAGNÉSIO: UM ESCUDO PROTETOR CONTRA O DIABETES

beneficios do magnesio para o diabetes

O magnésio é um mineral encontrado em muitos dos nossos tecidos, especialmente nos ossos e músculos. Nosso corpo precisa dele para garantir processos importantes, como a produção de energia, síntese de proteína e gordura, condução de impulso nervoso e o metabolismo de outros minerais necessários para a função celular. Então, como seria de se esperar, se o magnésio não estiver presente em quantidades adequadas em nosso corpo, isso levaria imediatamente ao desenvolvimento de uma série de problemas que poderiam causar doenças crônicas, fadiga, fraqueza, problemas de memória e sono, entre muitos outros.

Em pessoas com diabetes, há uma tendência para uma diminuição nos níveis de magnésio e, sem ele, é quase impossível que a insulina chegue aos receptores para ser usada pelas células do corpo. Neste caso, como podemos ver, há um círculo vicioso e é por isso que é especialmente importante que os níveis de magnésio sejam garantidos tanto através de alimentos quanto de suplementos, se necessário.

Estes fatos são corroborados por vários estudos científicos realizados pelas Universidades de Harvard e da Carolina do Norte apenas para citar dois dos mais importantes e extensos, onde foram estudados grupos de mais de 40 mil pessoas por um período de tempo suficiente para concluir, sem qualquer dúvida, que o magnésio está diretamente relacionado com a prevenção e controle do Diabetes.

A boa notícia é que o magnésio é um mineral muito fácil de ser encontrado em alimentos que também oferecem outras vantagens para os diabéticos. Esses alimentos podem ser os grãos integrais (feijões, soja, arroz integral, quinoa, etc), frutos secos (nozes de todos os tipos), vegetais folhosos de coloração verde escuro, como espinafre e couve, ou ainda tubérculos de cores laranja escuro, como batata doce ou abóbora.

Finalmente, quero enfatizar que aqueles que tomam diuréticos ou tem pressão arterial elevada estão mais propensos à deficiência de magnésio. Nestes casos, é mais provável a necessidade de se recorrer a suplementos para alcançar os níveis adequados deste mineral.

comments

Sobre o autor

Dra. Montserrat Rodríguez

Dra. Montserrat Rodríguez

2 Comentários

Adiciona um comentário