Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 EMOÇÕES SAÚDE

ENTENDA AS EMOÇÕES QUE ACOMPANHAM O DIABETES

diagnostido de diabetes e emocoes
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Muitas vezes, as pessoas com diabetes lutam com a negação de suas condições, pensando que se ignorarem a doença, ela irá desaparecer. Outros temem a doença de tal maneira, que a verdadeira felicidade torna-se praticamente impossível. Depois, existe a culpa… Essa culpa costuma assumir o controle, fazendo com que a pessoa se sinta responsável e inevitavelmente terrível a todo o momento, e nesta fase o exercício é ignorado ou um lanche doce extra acaba sendo consumido. A culpa, ou qualquer outra emoção negativa, associada ao diabetes, pode levar a depressão. A depressão pode ser comparada a uma nuvem negra que consome a mente, e não importa o quanto o sol tente brilhar, porque as nuvens só aumentam, dificultando o aparecimento de qualquer calor ou raios brilhantes de luz. Muitas pessoas que estão deprimidas acabam ficando com raiva. A raiva, muitas vezes, serve apenas como mais uma maneira das pessoas construírem paredes, em um esforço para proteger-se do sentimento de depressão que é a tristeza… e quem quer se sentir triste? Toda essa mistura de emoções, e ainda lidar com uma doença que naturalmente já tem seus altos e baixos, pode levar à confusão. Por que eu?

Vamos colocar de lado todas as emoções associadas, por um momento, e pensar sobre aceitação. O que é a aceitação? É basicamente se render ao que está de fato acontecendo, ter diabetes, e, em seguida, mover-se a partir daí. Se houver uma verdadeira aceitação, será um trabalho através das emoções que são inevitáveis, como a raiva, o medo, a culpa, etc. Aceite a emoção de acordo com o que é e o motivo pelo qual ela surgiu, e continue a controlar o diabetes da melhor maneira que você conseguir. Conversar com um médico, e aceitar as ferramentas para controlar corretamente seu diabetes são sinais claros de que a aceitação tem sido, digamos… Bem aceita.

“A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em clareza. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo”

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

4 Comentários

  • gosto muito e acho válido e muito instrutivo os textos de vocês continuem por favor  me enviando; leio todos e gosto muito obrigada.

    favor me mandando leio todos e aplico sempre em minha vida

  • Amo e respeito o que publicam sobre a Diabetes e seus cuidados…
    Aprendi muito colocando em prática os assuntos questionados,pois sou pré diabética,meus pais eram,{minha mãe morreu de complicações}…
    Que Deus os abençõe e continue dando sabedoria a todos vocês pela dedicação em ajudar o próximo!
    Parabéns!

    • Que bom que você está colocando os ensinamentos em prática e se cuidando, Carminha!!!
      Infelizmente, as doenças crônicas são assim… temos que nos cuidar a vida toda.
      Mas acreditamos que se cuidar é tão bom, que acaba virando hábito, e as pessoas que estão bem informadas, conseguem fazer isso de uma maneira muito mais fácil e agradável!
      Na verdade, mesmo quem não está passando por esta condição também deveria se cuidar, se alimentar melhor e praticar atividade física.
      Abraço pra você!!!
      Tenha uma boa noite de domingo e um ótimo começo de semana!!!

Adiciona um comentário