Controle do Peso Controle do Peso Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Minerais NUTRIÇÃO Proteínas SAÚDE Saúde Cardiovascular Vitaminas

FRANGO: UMA ALTERNATIVA SAUDÁVEL

carne de frango saudavel
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

A carne de Frango é uma fonte de alimentação básica há séculos, mesmo antes da humanidade domesticar aves. Atualmente, o frango é um alimento extremamente popular em todo o mundo, devido ao fato de estar facilmente disponível, além de ser uma alternativa saudável à carne vermelha. No entanto, muitas pessoas preferem evitar as aves, devido ao seu alto teor de gordura saturada, às bactérias e ao tratamento antiético das galinhas. Esta deliciosa carne pode ser extremamente nutritiva, se consumida da maneira correta.

O Frango é conhecido por seu alto teor de proteínas e baixo índice glicêmico (IG): 1 xícara de carne de frango assado tem 276 calorias, 10,89 g de gordura, 0 carboidratos e 42 g de proteínas (bem mais da metade do valor diário recomendado). Dentro do teor de proteínas da galinha, existem aminoácidos sulfurados, necessários para os músculos em geral e o coração. Esta carne suculenta contém todas as vitaminas do complexo B, com a B3 (niacina) sendo a mais abundante (mais de 90 % do VD recomendado), que contribui para aumentar o HDL (bom colesterol), e ajuda a manter em ordem os sistemas nervoso e digestivo.

As aves também fornecem numerosos minerais que ajudam o corpo a alcançar a saúde ideal. Cobre, ferro, fósforo, magnésio e zinco são minerais presentes no frango, e o mais proeminente é o selênio (uma xícara tem mais de 50% VD recomendado). Este mineral fornece propriedades antioxidantes que ajudam a combater os danos celulares causados ​​por radicais livres.

A única verdadeira desvantagem com relação ao consumo de carne de aves, é que a maioria das marcas encontradas hoje, em lojas e supermercados, recebem produtos químicos para acelerar as taxas de crescimento, e isto tem aumentado as taxas de bactérias nocivas dentro da carne. A doença mais problemática é a Salmonella, que pode ser contraída se o frango não for preparado adequadamente. O Serviço de Inspeção de Segurança Alimentar (FSIS) conduziu estudos que mostram que 1 em cada 8 amostras de frangos de corte estão contaminados com Salmonella.

Por favor, consuma carne de frango com moderação devido às quantidades relativamente altas de gordura saturada que contém. Também é importante retirar a pele do frango, isso reduzirá significativamente o seu conteúdo de gordura. Evitar fritá-lo pois a fritura aumenta o teor de gordura e diminui os nutrientes. Como sempre, consulte um nutricionista ou médico se deseja mudar drasticamente sua alimentação.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário