Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 EMOÇÕES SAÚDE

ESTRESSE E HIPERGLICEMIA

relacao entre stress e hiperglicemia
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

O diabetes é uma doença crônica que afeta o metabolismo de açúcares. Ela pode ser causada pela falta de produção de insulina, como é o caso do diabetes de tipo 1 ou pela resistência à insulina que é muito comum no tipo 2. O estresse é uma resposta natural ao perigo e os seus mecanismos causam dificuldades em pessoas com diabetes. Muitas pessoas com diabetes que passam por situações estressantes acabam tendo um aumento dos níveis de açúcar no sangue.  Por que isto acontece? Vamos analisar o que é o estresse e como isso afeta as pessoas com diabetes.

O estresse é uma resposta natural ao perigo e faz parte da sua resposta para “enfrentar a situação ou fugir”. A mecânica é simples, sempre que nos sentimos ameaçados ou em choque, o nosso organismo libera hormônios como o cortisol, adrenalina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios nos ajudam a sobreviver em momentos difíceis, permitindo-nos correr mais rápido ou lutar masi bravamente. Fisiologicamente, os hormônios do estresse aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial. Estas respostas ajudam a entregar mais oxigênio e açúcar no sangue para fortalecer músculos importantes. A respiração aumenta, a fim de fornecer mais oxigênio para a conversão de energia. Além disso, o nosso sistema imunológico é alertado e preparado para a cura de feridas.  Nossa atenção se desloca para a ameaça e esquece todo o resto. Finalmente, a circulação para nossas extremidades diminui e nós não sentimos dor. Nosso corpo está pronto para lutar.

Na sociedade moderna esse tipo de resposta raramente é necessário, a não ser que se viva na selva. No entanto, temos outros tipos de estresse que desencadeiam a mesma resposta hormonal. Estas situações variam desde dificuldades com o chefe, a um divórcio, filhos exigentes ou uma doença. Pesquisadores acreditam que quanto mais somos expostos a esses fatores de estresse, mais reativo nosso sistema se torna. Hoje em dia, a maioria das pessoas passa por muitas situações de estresse. O estilo de vida sempre agitado não nos deixa muito tempo para relaxar e estamos constantemente causando excesso de esforço em nossos corpos, a fim de cumprir com as exigências da nossa sociedade.

Por que as pessoas com diabetes são as mais afetadas pelo estresse? A principal razão é que o estresse eleva os níveis de açúcar no sangue em resposta à necessidade do nosso corpo de produzir energia extra para lutar ou fugir. Em uma pessoa sem o diabetes ocorrem algumas reações hormonais a fim de controlar o açúcar liberado para a corrente sanguínea. No entanto, em pessoas com diabetes, este mecanismo não funciona corretamente. Há muitas complicações que surgem a partir da hiperglicemia. Quando altos níveis de açúcares são combinados com a resposta natural do nosso corpo ao estresse, podem se desenvolver maus resultados como o excesso de trabalho para o coração, má circulação e danos aos vasos sanguíneos devido à altos níveis de açúcar.

Podemos concluir que o estresse aumenta suas chances de açúcares elevados. No entanto, existem outras formas de estresse afetar os níveis de açúcar no sangue, como a falta de foco nos cuidados do diabetes. Quando estamos sob estresse, nós estamos programados para negligenciar todas as distrações que podem custar a nossa vida. Nos dias de hoje, nenhum urso vai pular na nossa frente, mas é muito fácil esquecer-se de testar seus níveis de glicose regularmente ou não praticar atividade física. Outra forma que muitos tendem a lidar com o estresse é comendo. Mas lembre-se, se você possui diabetes e comer é uma resposta para lidar com o estresse, então você pode estar tornando tudo pior. Os hormônios do estresse não apenas aumentam os níveis de açúcar no sangue, mas também aumentam a resistência à insulina.

O que podemos fazer para reduzir os efeitos negativos do estresse nos níveis de açúcar no sangue? A melhor maneira de lidar com o estresse é evitá-lo. É verdade que não podemos nos isolar do mundo, mas podemos aprender técnicas que podem ajudar a combater altos níveis de estresse e nos ajudar a viver uma vida mais saudável. Exercitar-se é talvez o mais importante, mas também podemos melhorar o nosso estilo de enfrentamento, isso significa tentar substituir pensamentos negativos por positivos. Além disso, exercícios respiratórios têm mostrado resultados positivos na melhoria dos níveis de estresse e finalmente, obter apoio emocional de algum ente querido ou um terapeuta. Preste muita atenção também aos níveis de açúcar no sangue, pois isto pode ajudar a evitar os picos de glicose. Quando combinamos isto a uma alimentação equilibrada, não nos estressaremos mais com o estresse.

Fale-nos de suas técnicas para lidar com o estresse, deixe seu comentário abaixo.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário