Conceito Básicos Cuidados da Pele Cuidados dos Olhos Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Neurologia SAÚDE Saúde Cardiovascular Sistema Digestivo

EFEITOS BENÉFICOS DOS ANTIOXIDANTES

beneficios antioxidantes para diabeticos
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Muitas vezes já mencionamos aqui no Diabetv sobre os antioxidantes, como sendo uma das propriedades benéficas encontradas em vários alimentos. Em geral, essas substâncias vêm se tornando populares desde o início dos anos 90, quando os primeiros ensaios clínicos sugeriram que poderiam prevenir muitas doenças. Estudos durante esse período alegaram ter descoberto que era mais provável o câncer se desenvolver em indivíduos que tinham dietas com baixo consumo de antioxidantes, enquanto que o inverso também se verificava para aqueles que comiam alimentos ricos nessas substâncias como frutas e legumes. Desde então, as empresas alimentícias têm aproveitado a oportunidade para denominar seus produtos como naturalmente ricos em antioxidantes, ou suplementá-los artificialmente para que contenham esses benefícios. Toda essa obsessão por estas substâncias, tal como acontece com muitos outros modismos em nutrição, fez com que muitos de seus supostos benefícios tão exibidos fossem exagerados ou mesmo, inventados. Dito isto, os antioxidantes são, sem dúvida, benéficos para a nossa saúde, mas não são substâncias milagrosas como muitos sites de nutrição, livros, empresas, autores e “especialistas” têm afirmado ao longo das duas últimas décadas.

A verdade é que não há maneira fácil de prevenir a ocorrência de doenças no corpo. A nutrição adequada para nós, seres humanos, é consumir uma variedade de alimentos com diferentes propriedades para garantir que sejamos o mais saudáveis possível. Isto é especialmente verdadeiro quando se fala em antioxidantes, já que muitas variedades dessas substâncias são adquiridas apenas consumindo todos os tipos de frutas e legumes. Nem todos antioxidantes são os mesmos, com os mesmos benefícios. Cada um tem suas propriedades químicas, que interagem de forma diferente com o corpo humano. Em geral, porém, os antioxidantes são conhecidos por proteger o organismo contra compostos conhecidos como “radicais livres”, os quais causam danos nas células e levam ao desenvolvimento de muitas doenças que ocorrem naturalmente.

Estudos clínicos demonstraram que a quantidade de antioxidantes que se ingere, consumindo as porções diárias recomendadas de frutas e vegetais, é altamente eficaz na prevenção de doenças. O que é duvidoso, entretanto, é o suposto valor nutricional de suplementos que contêm estas substâncias. Até agora, não há nada que indique que tomar quantidade extra de suplementos de antioxidantes traga algum benefício a mais, pelo menos no que diz respeito ao câncer, doença de Alzheimer, problemas cardiovasculares e a maioria das outras doenças. Muito pelo contrário, em alguns casos, houve efeitos colaterais prejudiciais ao fazer isso. Por exemplo, em um experimento Finlandês de 1996, ​​foram dados comprimidos antioxidantes ou placebo para alguns fumantes pesados, com o intuito ver se estas substâncias poderiam ajudar a prevenir o desenvolvimento de doença pulmonar. Em vez disso, o grupo de participantes que tomou suplementos teve um aumento alarmante na ocorrência de câncer de pulmão, forçando cientista a encerrarem o estudo prematuramente.

Se há qualquer benefício em tomar pílulas de antioxidantes, este pode ser encontrado no combate à doença ocular relacionada com a idade. Uma pesquisa realizada a longo prazo mostrou que tomar estas substâncias como suplemento pode prevenir a degeneração macular. Mas mesmo assim, o uso dessas pílulas é limitado, já que eles parecem não ter efeito em diminuir o desenvolvimento de catarata em pessoas que já estão em alto risco para isso.

O que se deve ter como alerta a partir deste artigo, é que os antioxidantes são realmente importantes, mas não há necessidade de se encher destas substâncias ou comprar e consumir até mesmo suplementos pelo sensacionalismo em torno deles. Basta comer a porção diária recomendada de frutas e legumes, e isto é suficiente para colher os benefícios dessas substâncias ótimas para a saúde. De acordo com o que os estudos têm indicado, não parece haver qualquer benefício em tomar suplementos de antioxidantes, e há, possivelmente, até mesmo alguns riscos de saúde associados. Como sempre, simplesmente ter uma nutrição adequada e balanceada é, muitas vezes, o suficiente para desfrutar de uma boa saúde.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário