Conceito Básicos Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Outras Enfermidades SAÚDE Sistema Digestivo

DOENÇA CELÍACA E DIABETES

alergia ao gluten e diabetes
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

A doença Celíaca é uma patologia autoimune provocada quando o sistema imunológico reage com exagero e ataca o intestino delgado após o indivíduo consumir alimentos que contenham glúten. Isto causa um processo inflamatório crônico, prejudicando a absorção de vitaminas e minerais e outros nutrientes em nosso organismo, e desencadeando os sintomas da doença.

O Glúten é uma proteína existente em alguns grãos (trigo, cevada, centeio), que é digerida com dificuldade na parte alta do trato gastrintestinal. Um de seus componentes, a gliadina, contém a maior parte das substâncias nocivas.

Segundo um estudo feito pelo Instituto de Saúde Nacional dos Estados Unidos, aproximadamente 1 em 141 pessoas possuem Doença Celíaca. No entanto, a maioria das pessoas não sabe que possui a doença e desconhecem os seus sintomas. Vamos dar uma olhada nos sintomas e efeitos colaterais mais comuns.

Os sintomas da Doença Celíaca variam imensamente, os mais comuns são perda de peso e diarreia. Existem ainda os indivíduos que não apresentam sintomas. Como a doença provoca má nutrição, alguns sinais podem surgir:

  • Anemia (redução do número de células vermelhas);
  • Perda de densidade óssea/dores nas juntas;
  • Bolhas ou coceira na pele (também chamada de Dermatite Herpetiforme);
  • Dores de cabeça e cansaço;

Os sintomas variam de acordo com a idade em que é diagnosticada a doença, por exemplo, em bebês, pode-se observar a barriga inchada e ganho de peso. As crianças maiores podem apresentar uma estatura menor para a sua idade, atraso no desenvolvimento da puberdade e até mesmo algumas desordens cognitivas.

Alguns estudos realizados,sugerem uma relação direta entre a Doença Celíaca e o Diabetes Tipo 1. Primeiro, ambas as doenças são causadas por distúrbios autoimunes; segundo, as duas necessitam de fatores genéticos e ambientais para o seu desenvolvimento. Se você possui Diabetes Tipo 1, não significa que você não possa comer glúten. Mas, 10% dos afetados por diabetes tipo 1 também são afetados pela doença celíaca. Se este for o seu caso, você precisa considerar uma dieta sem o consumo de glúten.

Muitos dos sintomas são comuns para a Doença Celíaca e Diabetes Tipo 1, como a perda de peso e cansaço; por isso o difícil diagnóstico da doença celíaca em quem tem diabetes tipo1. Se você notar alguns sintomas anormais, mesmo com sua taxa de açúcar no sangue normal, converse com o seu médico para verificar a hipótese da Doença Celíaca ou outra condição. O problema está na falta de diagnóstico, pois se esta enfermidade não é diagnosticada e tratada corretamente, pode levar a outras complicações como infertilidade, má nutrição, intolerância a lactose e até mesmo alguns tipos de câncer.

Normalmente, exames de intolerância ao glúten, endoscopias e exames de sangue são usados para diagnosticar a doença Celíaca. Porém, em parte significativa dos pacientes, a enfermidade é descoberta por acaso, através de exames por suspeita de outras enfermidades, como úlcera duodenal ou refluxo gastroesofágico, ou deficiências de vitaminas e minerais, condições frequentes na doença celíaca.

Se você for diagnosticado com a doença, só há uma forma de tratamento: manter uma alimentação sem glúten. Uma vez que o glúten foi removido, em pouco tempo a inflamação tende a diminuir, assim como seus sintomas. É muito importante corrigir as deficiências de vitaminas e sais minerais e avaliar a densidade dos ossos, a presença de anemia e de déficits de crescimento.

Sabemos que a aderência disciplinada a dietas com restrição de glúten não é tarefa simples, já que este componente está presente na maioria dos alimentos industrializados. E os que não o contém, algumas vezes são caros ou difíceis de encontrar. Felizmente, isso vem mudando. Há anos, algumas associações defendem os direitos dos portadores de doença celíaca e pedem que empresas alimentícias estampem no rótulo dos produtos a presença de glúten, de forma clara e visível. Essa medida, poderia facilitar a vida de quem é celíaco e evitar o sofrimento de milhares de pessoas.

Por favor, se você observar alguns sintomas da Doença Celíaca, entre em contato com um médico e/ou nutricionista para que você receba orientação, possa controlar a doença Celíaca e levar uma vida normal, sem grandes complicações.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

7 Comentários

Adiciona um comentário