Conceito Básicos Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 DICAS SAÚDE

MEDINDO SUA GLICOSE COM PRECISÃO

cuidados na hora de medir a glicose
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Saber medir sua glicose com precisão, é um dos fatores mais importantes no controle do diabetes. Este processo parece comum para quem lida com a doença há anos, mas ocasionalmente as pessoas deixam passar pequenos detalhes que podem afetar a precisão de seus resultados. Aqui, temos algumas dicas que você deve ter em mente na hora de verificar seus níveis de glicose para obter um resultado mais preciso.

  • Lave muito bem as mãos antes de espetar o seu dedo, garantindo que não estejam com nenhum tipo de contaminação;
  • Quando espetar o dedo para realizar o teste, escolha a lateral ao invés da ponta, isso facilita a amostra de sangue;
  • Escolha dedos diferentes, para evitar pontos doloridos ou calos mais tarde;
  • Quando aplicar as amostras de sangue nas tiras, tenha certeza em cobrir apropriadamente todo o espaço. Pois se não o cobrir o suficiente, pode resultar em um valor impreciso;
  • Sempre use uma lanceta nova quando fizer o furo no dedo, isto fará com que seja menos dolorido;
  • Para um resultado mais preciso, limpe a primeira gota de sangue e use a segunda para o teste. Este procedimento pode remover algum resíduo extra de seu dedo, e garantir um melhor resultado.
  • Mantenha sempre o seu equipamento (Glicosímetro) em dia, nunca use tiras com validades vencidas e as mantenha em um lugar apropriado, seguindo a recomendação do fabricante.

A precisão do teste de glicose é crucial no controle do diabetes, então faça o possível para que seus resultados estejam corretos, evitando possíveis complicações mais adiante.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

7 Comentários

    • Olá Marta. Seja bem vinda! É normal que você fique preocupada, realmente costumamos ficar inseguros quando nos deparamos com novas condições e/ou situações. E isso não é só com o diabetes… se você parar para pensar, verá que acontece em diversos momentos da nossa vida. O importante é que você procurou ajuda e, pelo que nos conta, está seguindo as orientações médicas. Continue assim!! Cuide da sua limentação, pratique atividade física e mantenha consultas médicas regulares. Estamos aqui para lhe dar apoio e compartilhar informação, mas somente um médico, que te faça avaliações pessoais é capaz de recomendar a melhor estratégia para controlar o diabetes. Tenha uma ótima quinta-feira!!!

    • Bom dia Vera.

      Você consultou um médico? O que ele diz?

      Bem, os valores de referência indicam uma glicemia normal entre 70 e 110 mg/dl. E, que acima disso, outros fatores devem ser avaliados para que se afaste um possivel pré-diabetes. Somente acima de 126 mg/dl considera-se o diagnóstico de diabetes.
      Vale lembrar que sua glicemia está dentro do padão, porém, próximo do limite. Então, você deve cuidar sua alimentação, praticar exercícios e fazer um acompanhamento médico para evitar um possível aumento nesse valor e futuro desenvolvimento de diabetes.

      Em caso de dúvidas, procure um médico para investigar outros fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença, bem como, se necessário, realizar outros testes.

      Cuide-se, mantenha um estilo de vida saudável!!!
      Abraço,
      Equipe Diabetv Brasil.

    • Boa noite Meire.
      Você deve ler a bula e recomendações do fabricante. A recomendação geral é utilizar uma lanceta estéril a cada teste e não reutilizar, os materiais são descartáveis. Mas também sabemos que, muitas vezes, o custo do tratamento é alto, e, neste contexto, as agulhas até podem ser reutilizadas mas nunca compartilhadas. Recomenda-se usar apenas 2 vezes, pois o uso repetido pode tornar a aplicação de insulina mais difícil, dolorosa e com risco de infecção nos pontos de aplicação, entre outros fatores, já que esta vai perdendo suas características originais conforme o uso. Abraços!!! Felicidades pra você!!!

Adiciona um comentário