Cuidados da Pele SAÚDE

DIABETES, VERÃO E OS CUIDADOS COM A PELE

diabetes e pele saudavel verao

Cuidados regulares com a pele têm sido práticas comuns desde os tempos antigos, seja por vaidade ou por razões de saúde. Este é o maior órgão do nosso corpo e possui uma grande importância em manter-nos saudáveis. Nossa pele nos protege dos efeitos nocivos do ambiente, controla a temperatura do nosso corpo, e de um modo geral, serve também como uma indicação de quão bem os nossos órgãos internos estão funcionando. Sem falar no importante papel que desempenha para transmitir várias sensações ao nosso cérebro, incluindo dor ou prazer.

Durante condições de temperatura extremas (seja calor ou frio intensos), certifique-se que sua pele esteja bem protegida, principalmente se você tiver diabetes. Sabe-se que quase um terço das pessoas que sofrem com o diabetes serão afetadas por irritações de pele, dor e infecções quando o verão se aproxima. Estas condições são o resultado de alterações na microcirculação na pele.

O verão é sinônimo de diversão, esportes ao ar livre, mergulho, e muito mais. Você pode fazer todas essas atividades recreativas, mas não negligencie sua pele. O aumento da transpiração conduz a uma maior umidade, o que favorece as infecções e estimula o crescimento de fungos, como por exemplo a Candida albicans. Esteja ciente de que os condicionadores de ar e ventiladores no verão também podem afetar a pele, acelerando a evaporação da umidade da mesma, por isso certifique-se de ingerir bastante água para compensar a desidratação. Dr. Mark Hinkes, Diretor do Centro Médico de Veteranos, em Nashville, TN, recomenda que as pessoas diabéticas mantenham seus níveis de glicose sob controle, como uma medida fundamental para manter uma pele saudável durante o verão.

Outra recomendação importante é evitar áreas para fumantes, porque poluentes como o tabaco afetam sua pele de uma forma negativa. Tais poluentes interferem com a eliminação adequada dos resíduos através da pele, provocando um acúmulo de poeira, toxinas e outros contaminantes, o que pode tornar este órgão ainda mais propenso a infecções e edemas. Os cuidados com a pele incluem o uso de um bom protetor solar, cujas características correspondam com o seu tipo de pele, e recomenda-se reaplicar o produto a cada duas horas, e após nadar ou transpirar profundamente sob o sol intenso, sempre procurando cobrir todas as áreas expostas de seu corpo.

Apresentamos até agora algumas dicas para cuidar da pele externamente, mas você pode obter ainda mais proteção de dentro para fora. Sabe como? Bem, bebendo e comendo apropriadamente em dias ensolarados e quentes. Como já mencionamos antes, a desidratação é uma preocupação real. A exposição ao sol aumenta a temperatura corporal e a transpiração, portanto, certifique-se de beber muitos líquidos e reabastecer seus fluídos com frequência. Embora o sol seja responsável pela produção de vitamina D no nosso organismo, também é a principal causa do envelhecimento por meio de um aumento da produção de radicais livres. Comer mais frutas e vegetais, especialmente aqueles ricos em antioxidantes, pode efetivamente neutralizar esses compostos nocivos. Nós da Diabetv, recomendamos especialmente as seguintes frutas: uvas, morangos, pêssegos, cerejas e mangas. Entre os vegetais que você pode escolher estão as abóboras, pimentões (todas as cores), tomates, cenouras, vegetais verdes e legumes crucíferos, como brócolis, espinafre, couve, rúcula, etc.

Você pode acrescentar algumas especiarias às suas refeições, deixando seus alimentos ainda mais saborosos e nutritivos. Por exemplo alho, cebola, e alho poró têm propriedades antibacterianas enquanto que curcumina, gengibre, coentro, vinagre de maçã e suco de limão são ricos em antioxidantes e têm propriedades anti-inflamatórias.

Recomendamos não ingerir bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos processados, álcool e café em excesso, assim como alimentos preparados com açúcar refinado, aditivos, sabores artificiais e sal. Esses produtos contêm pouco ou quase nenhum valor nutricional e seu consumo pode ser prejudicial a sua saúde e a sua pele.  Aproveite as suas férias de verão!

comments

Sobre o autor

Dra. Montserrat Rodríguez

Dra. Montserrat Rodríguez

Adiciona um comentário