Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Disfunção Sexual SAÚDE

DIABETES E A DISFUNÇÃO ERÉTIL

problemas sexuais e diabetes
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

A disfunção erétil é um problema sério que afeta entre 35% -75% de todos os homens diabéticos. Esta desordem torna difícil para os homens manter uma ereção adequada para a função sexual. As chances de desenvolver a disfunção erétil aumentam à medida que um indivíduo envelhece; porém, podem ser agravadas por fatores de saúde que potencializam ou antecipam seu desenvolvimento. No post de hoje, falaremos sobre o que é este distúrbio, além de fornecer algumas recomendações aos indivíduos com diabetes para prevenir ou minimizar o impacto da doença em seu desempenho sexual.

Geralmente, distúrbios sexuais são problemas de saúde complexos que ocorrem devido a vários sistemas biológicos que trabalham de forma inadequada. Para os homens que sofrem com diabetes, o fluxo sanguíneo que chega aos seus órgãos genitais está comprometido, o qual, também afeta as terminações nervosas da região genital, reduzindo a estimulação sexual, e, em consequência, a ereção. Se o diabetes não for controlado apropriadamente, os homens têm de 3 a 5 vezes mais chances de desenvolver disfunção erétil que os homens não diabéticos.

Outros fatores são conhecidos por contribuir para o desenvolvimento deste distúrbio sexual. Talvez não surpreenda, mas os mesmos fatores que contribuem para a disfunção erétil, também aumentam os riscos de desenvolver diabetes. Estar acima do peso, fumar e o sedentarismo, são todos conhecidos por contribuir para a ocorrência de disfunção erétil. Às vezes, as complicações de saúde causadas pelo diabetes, tais como doenças cardíacas e depressão também podem contribuir para o desenvolvimento de distúrbios sexuais.

Compreensivelmente, pode ser difícil falar sobre disfunção erétil com o seu médico, uma vez que muitos de nós vemos o sexo como um assunto pessoal que normalmente não é discutido nem com nossos entes queridos. Tendo isso em mente, há alguns passos que podemos tomar, pessoalmente, para ajudar a aliviar os sintomas desta doença. O melhor é eliminar os fatores que são conhecidos por agravar ou levar ao desenvolvimento de disfunção erétil. Isso pode começar a ser feito através da alimentação adequada e exercícios aeróbicos regulares – os quais irão evitar a obesidade, doenças cardíacas e depressão, ao mesmo tempo que aumenta o fluxo sanguíneo e irrigação na zona genital, melhorando o desempenho sexual. No entanto, se isto não for suficiente, nós insistimos que você procure um médico, que é quem melhor pode te recomendar outras medidas ou até mesmo medicamentos apropriados, se necessário.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

5 Comentários

    • Olá, Leandro!
      O ideal é que você consulte um médico para fazer uma avaliação pessoal. E um nutricionista que te oriente na alimentação. Já que o que você come, a insulina que precisa injetar, a atividade física que você pratica, são fatores que se relacionam e devem andar sempre juntos… Um interfere no outro. Você deve ter orientação inclusive para praticar exercícios, visto que algumas podem elevar a glicose, enquanto outra baixam, podendo ocorrer hipoglicemia. Não esqueça de veruficar seu glicemia antes, durante e depois do esxercício.
      Mas, quanto ao que você pode consumir, a menos que tenha alguma condição especial, você pode comer qualquer fruta, mas deve prestar atenção nas porções.
      No geral, dê preferência a frutas e vegetais, alimentos com baixo Índice Glicêmico (IG), que retarda a absorção da glicose, evite açúcares simples como doces e carboidratos simples como pães de farinha branca.
      Sugiro que você leia os artigos sobre IG, porções de frutas e atividade física com diabetes tipo 1.
      http://diabetvbr.wpengine.com/?p=153
      http://diabetvbr.wpengine.com/?p=258
      http://diabetvbr.wpengine.com/?p=474
      entre outros que você pode buscar no nosso blog!!
      Esperamos ter ajudado você!
      ***Procure orientação médica para recomendações personalizadas!!!
      Tenha uma ótima semana!!! Cuide-se!!!

    • Olá Nilceu

      Infelizmente não podemos lhe indicar qual o melhor remédio contra o diabetes. Hoje em dia existem diversos medicamentos que podem ajudar no tratamento, porém, a indicaçào de um ou outro depende das suas condições de saúde, avaliação de deve ser feita por um médico, pessoalmente.

      Você pode ler um pouco mais sobre os medicamentos contra o diabetes neste post:
      http://diabetvbr.wpengine.com/?p=2851

      Obrigada pelo contato.
      Abraços!

Adiciona um comentário