Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Outras Enfermidades SAÚDE

DIABETES E O RISCO DE PERDA AUDITIVA

DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

A perda auditiva é uma condição muito comum, que normalmente é associada ao envelhecimento ou à exposição constante ao barulho por um longo período de tempo. Estudos recentes têm mostrado certa relação entre as pessoas com deficiências auditivas e o diabetes. Um estudo realizado no Japão, em 2011, afirmou que os pacientes diabéticos são 2,3 vezes mais propensos a sofrer de perda auditiva leve do que as pessoas que não têm diabetes. Vamos dar uma olhada no que é a perda auditiva e como pode potencialmente estar associada ao diabetes.

A perda auditiva ocorre basicamente quando os sinais sonoros não estão mais chegando de forma eficiente ao cérebro. Isso pode ocorrer de duas maneiras diferentes, (ou por uma combinação das duas); a primeira é chamada de deficiência auditiva condutiva, na qual há um bloqueio que impede o som de viajar do ouvido externo para o interno, o que pode ocorrer por acúmulo de cera ou líquido. Este tipo de condição geralmente é passageira, permanecendo por poucos dias. O segundo tipo de perda auditiva é a que se refere à perda auditiva neurossensorial, que acontece devido a um dano no nervo auditivo localizado no ouvido interno, o qual transmite sinais de sons para o cérebro. Este tipo de perda da audição geralmente é permanente e está associada ao envelhecimento e, por vezes, ao diabetes.

Até agora, ainda não se sabe exatamente o porquê desta relação entre a perda auditiva e o diabetes, no entanto, alguns pesquisadores sugerem que isto pode ser devido à falta de controle adequado do diabetes. Como o ouvido é composto por um grupo de vasos sanguíneos muito pequenos, há uma hipótese de que a má circulação nestes vasos possa levar a perda auditiva precoce em pessoas com diabetes. Outra teoria, é que o nervo auditivo é danificado em consequência da neuropatia diabética, que também pode levar à perda permanente da audição.

Outros fatores que podem contribuir para a perda da audição incluem:

• Trauma físico (lesões na cabeça);

• Histórico familiar;

• Doenças (tais como sarampo, meningite, acidente vascular cerebral, esclerose múltipla e outras doenças neurológicas);

Portanto, esteja sempre atento aos sinais de perda de audição, quanto mais rápido você perceber, mais rápido você pode tomar uma atitude e reverter ou melhorar a situação. Aqui indicamos alguns sinais de perda auditiva, para que você se avalie:

• Pessoas próximas te acusam de não ouvir ou responder quando falam com você;

• Você pede frequentemente para que as pessoas repitam o que falaram;

• Você tem perda auditiva abrupta em um ou ambos os ouvidos;

• Você tem frequentemente dores de ouvido ou de cabeça ou outros sinais de infecção no ouvido;

Se você apresentar algum (s) destes sintomas, recomendamos que você procure seu médico para fazer uma avaliação da sua audição e saber como anda a saúde dos seus ouvidos.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

1 comentário

Adiciona um comentário