Condimentos NUTRIÇÃO

DIABETES E NUTRIÇÃO: A PIMENTA DO REINO

pimenta faz bem
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

A Pimenta Preta teve origem na Índia, é extraída de plantas de grãos de Pimenta e vem sendo cultivada desde o início do primeiro império. Esta especiaria tem sido usada como tempero desde que foi descoberta e hoje é um dos ingredientes fundamentais da cozinha Asiática. O tempero recebeu o apelido de ‘Pimenta do Reino’ desde que a sua popularidade aumentou imensamente. Ao longo da história, a pimenta preta era usada como moeda e também por médicos Ayurvedicos (Uma das mais velhas ciências, esta também de origem indiana) com finalidades anticépticas, digestivas e gripais. Aparentemente é um dos temperos mais comercializados no mundo; demorou muito tempo para que o grão fosse cultivado na mesma escala.

A Pimenta do reino pode ser apreciada por todos, até mesmo aqueles que se encontram em uma dieta restritiva, como diabéticos e obesos, sem efeitos colaterais. Uma colher de sopa contém 16 calorias, 0,21 g de gorduras, 2 g de fibras, 0,04 g de açúcares e 1 g de proteínas. A pimenta apresenta inúmeras vantagens e benefícios a saúde, dentre eles:

Antioxidantes (principalmente polifenóis): protegem as células contra danos causados por radicais livres, certos tipos de câncer e diabetes tipo 2.

Piperina (é responsável pela sensação picante da pimenta preta) sabe-se que, ajuda aliviar a dor, acelera a digestão, permitindo que o nosso corpo absorva nutrientes facilmente e protege contra condições intestinais adversas (diarreia, indigestão e constipação).

Pessoas que consomem pimenta do reino regularmente possuem LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos baixos, o que beneficia os diabéticos combatendo a obesidade.

Minerais: incluindo potássio e ferro (que controlam os batimentos cardíacos, pressão alta, respiração celular e aumenta a produção de células sanguíneas).

A Pimenta do Reino pode ser encontrada em qualquer supermercado. O grão da Pimenta pode ser armazenado em temperatura ambiente e quando moída deve ser mantida na geladeira para manter o seu sabor. O tempero garante mais aroma a qualquer refeição, sem afetar o sabor natural do prato. Não afeta os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes. Mas em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o seu médico.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário