Conceitos Básicos Controle do Peso Controle do Peso Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 NUTRIÇÃO SAÚDE

DIABETES E NUTRIÇÃO: O QUE SÃO CALORIAS VAZIAS?

diabetes e as calorias vazias
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

A maioria de nós está ciente de que a obesidade está se tornando um problema de saúde global a um ritmo muito rápido, alarmante. Um dos maiores fatores que tem contribuído para o crescimento desta epidemia mundial, é a introdução de açúcares e gorduras sólidas em diversos alimentos industrializados. Este procedimento, faz com que nossa alimentação seja carregada de calorias, mas desprovida de qualquer valor nutricional. Combine isso com o estilo de vida sedentário da maioria dos adultos, e é fácil perceber por que doenças como o diabetes tipo 2, aterosclerose, acidente vascular cerebral e câncer têm aumentado rapidamente nas últimas décadas.

Indivíduos e instituições especializadas em nutrição começaram a referir-se a estes consumíveis açucarados e gordurosos como “calorias vazias”. Como dissemos antes, isso significa que os alimentos e bebidas que recebem esta classificação têm pouco ou nenhum valor nutricional para a saúde, e são conhecidos por contribuir para o ganho de peso e surgimento de outras doenças. Embora existam alguns alimentos que podem ser facilmente identificados como calorias vazias, outros podem não ser tão facilmente perceptíveis, pois seus teores de açúcares e gorduras podem estar mascarados. Em geral, você deve prestar atenção e procurar minimizar ou excluir os seguintes alimentos de sua dieta:

Muitos doces e sobremesas: bolos, biscoitos recheados, sorvetes e qualquer tipo de massa doce provavelmente terão elevado teor de açúcares, com pouco valor nutritivo. Dependendo da composição do doce, podem conter também grandes quantidades de gorduras.

Bebidas açucaradas: O refrigerante é o principal produto aqui, mas não o único. Muitas pessoas não sabem que sucos de frutas, bebidas energéticas e esportivas têm teor de açúcar comparável à maioria das bebidas carbonatadas.

Queijo: Mesmo que o queijo geralmente tenha melhor conteúdo nutricional do que a maioria dos alimentos nesta lista, ele também é conhecido por ter grandes quantidades de gordura saturada. Escolha as variedades com menor teor de gorduras.

Carnes vermelhas e embutidos: estes alimentos em geral estão carregados de gordura saturada. Tente optar pelo frango, peixe e cortes de carne magra, além do vegetais, como sua principal fonte de proteínas.

Alguns condimentos: Maionese é um bom exemplo aqui, pois é conhecida por conter grandes quantidades de gordura saturada.

Esta lista fornece uma visão geral sólida sobre quais alimentos devemos evitar, mas como mencionamos antes, alguns produtos podem ser enganosamente não saudáveis. A melhor maneira de descobrir é simplesmente verificar a informação nutricional para conhecer o teor de açúcares e gordura saturada, basicamente. Como sempre, se você tem alguma condição especial de saúde e está pensando em alterar a sua alimentação, ou tem alguma dúvida sobre calorias vazias, é sempre bom entrar em contato com o seu médico ou nutricionista. Eles têm formação educacional e experiência para lhe proporcionar excelentes conselhos em relação à sua saúde.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

6 Comentários

  • eu adoro essas explicaçoes que vcs postam ,mais eu fico sempre em duvida a respeito da alimentação ,gostaria que a explicação tivese mais esclarecimento,a respeito da gordura ,e doces,só me alimento com adoçante ,mais as vezes tenho uma vontade de comer um pedaço de bolo,ou pizza ,nossa as vezes até choro,porque eu levo muito a serio o regime de diabetes,meu marido e filho ficam bravos ,quando convidam para ir na pizaria ,ou sair para comer fora ,seja restaurante,e churrascaria .nossa eu fico chateada vou mais como com medo,que horror ,vivo uma tortura total,e choro escondido,não aceito esse tipo de vida ,é muito triste isso porque tenho diabetes tipo 2. Quando tive essa surpresa que tinha diabetes ,estava com 143,nunca mais subiu a glicemia minha ,agora ja foi até 123 ai eu me desesperei,desculpe meu desabafo,boa noite bjs

    • Bom dia Sonia.
      Realmente, não podemos dizer que é fácil viver assim, mas existe muita gente que consegue. Com força de vontade, determinação e apoio da família, é possível… como em uma dieta para emagrecer, que também não é fácil, tem que ter disciplina. Alimentação saudável e atividade física sempre. Quanto ao que você pode ou não comer, isto deve ser avaliado por seu médico, pois vai depender das suas condiçÕes. Converse com seu médico ou nutricionista se eventualmente você pode comer uma pizza com sua família, mas, caso ele restrinja, invente programas e receitas diferentes.. não se torture!!! Você precisa aprender a viver com esta condição e sua família precisa apoia-la, converse com seu marido e seu filho sobre isso também, com certeza vão entender e te ajudar a preservar tua saúde. Mostre para eles que dessas forma também estarão cuidando da saúde deles. Cuide-se!! Saúde e paz para você!! Abraços da equipe DiabeTV Brasil!

  • Olá!!Fiquei satisfeita com a informação referente pois sou diabética tipo2 e estou com dificuldade de adaptar-me com a nova vida mas estou tentando.Sorvetes não consumo mais ma tem dias que não aguento a vontade e compro.Depois esqueço que existe.Em um ano de tratamento ,usei apenas 3 vezes, \costumava comer quase que diariamente durante o verão.Esta informação valeu pois sou vidrada em massas e molhos.Nada melhor que queijos ,massas e outros só que procuro controlar tudo que posso!Obrigada pela orientação !Parabéns por colocar tais informações ,às quais ajudarão muitas pessoas a controlarem-se mais e comer melhor,ajudando assim a terem melhores condições de vida.

  • sou diabetico tipo 2 a um ano tenho muitas duvidas sobre essa doença gostaria de saber se possso comer todos os tipos de fruta ja q eu penso q tem açucars e como consumir sr a restriçoes faço uso de insulina as veses doses não controladas tem algum problema

    • Olá Vilmar.
      Geralmente, os diab’ticos podem comer todos os tipos de frutas, sim.
      Porém, as frutas que tem muito açucar devem ser consumidas em pequenas porçÕes.
      O ideal é que você tenha acompanhamento de um médico.
      E quanto as doses de insulina, devem ser prescritar por seu médico e você deve seguir, pois senão, podes ter problemas sim.
      Cuide-se!!
      Tenha uma boa noite!

Adiciona um comentário