Controle do Peso Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Neurologia NUTRIÇÃO Proteínas SAÚDE Saúde Cardiovascular Vitaminas

DIABETES E NUTRIÇÃO: OS PEIXES DE ÁGUA FRIA

peixes mais saudaveis
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Os peixes de água fria são excelentes fontes de ácidos graxos ômega-3 e possuem pouca quantidade de mercúrio, quando comparados a outros peixes. Esta gordura essencial faz com que os peixes de água fria tenham alto teor de gordura, no entanto, são gorduras saudáveis. Há um grande número de peixes de água fria, como o atum, salmão, sardinha, bacalhau, entre outros, que podem diversificar sua dieta.

Os ácidos graxos ômega-3 encontrados nestes peixes têm sido associados à redução da pressão arterial e melhores níveis de colesterol. Estudos recentes têm mostrado que o consumo de apenas 200 gramas de peixes que contenham ômega -3 por semana ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares em mais de 30 %. A quantidade de vitaminas do complexo B melhora ainda mais a proteção contra essas doenças e mantém os níveis de homocisteína ​​baixos. Este componente aminoácido é responsável por danificar as paredes dos vasos sanguíneos, o que pode aumentar o risco de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.

Comer peixes diariamente reduz os risco de doenças cardíacas, mas para isso, eles devem ser cozidos, grelhados ou assados. Os peixes fritos não oferecem a mesma proteção, pois este método de preparo reduz significativamente a quantidade de ômega-3 e aumenta a produção de radicais livres no produto pronto. Estes peixes deliciosos também proporcionam inúmeras substâncias que previnem contra o câncer, como selênio e vitamina B12. Por favor, preste atenção em qual variedade você está consumindo, devido ao teor de mercúrio. Procure sempre verificar as etiquetas dos produtos e saber informações sobre os produtores.

O Mercúrio, mesmo que em pequenas quantidades, deve ser evitado por mulheres grávidas, crianças pequenas e idosos devido ao risco de afetar o sistema nervoso central. Entre todos os peixes de água fria, a cavala e o atum têm maior probabilidade de ter grandes quantidades de mercúrio, no entanto, o atum enlatado possui pouco desta substância. O Salmão tem os níveis mais baixos e, de acordo com a maioria dos especialistas, deve ser a primeira opção de escolha no momento de decidir qual peixe comer. Um filé de salmão rosa médio tem 184 calorias, 5 g de gordura, 0 g de carboidratos e 32 g de proteínas.

Por favor, quando for comer peixes, tente ter em mente o seguinte:

• Melhores métodos de cozimento: vapor, assados ​​ou grelhados.

• Evite peixe frito para consumir menos calorias e gordura saturada.

• Retire a pele e a camada externa de gordura antes de cozinhar, devido à alta quantidade de bactérias que pode conter.

• Ao comprar peixes enlatados escolha aqueles em azeite de oliva ou água.

É altamente recomendável adicionar qualquer um desses deliciosos peixes em suas refeições para obter os maravilhosos benefícios que eles oferecem à sua saúde, mas lembre-se que as propriedades nutricionais variam de acordo com a espécie, produtor e modo de preparo.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário