Conceito Básicos EXERCÍCIO SAÚDE

DIABETES E EXERCÍCIOS: POR QUE MANTER-SE HIDRATADO?

atividade fisica e hidratacao
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Além da medicação e alimentação adequadas, os indivíduos com diabetes devem sempre ter em mente a importância de aumentar gradualmente a sua atividade física diária. Exercícios simples como caminhar de manhã, irão melhorar sua saúde geral e tornar mais fácil o controle de seus níveis de glicose no sangue. Em posts anteriores, nós da DIABETV informamos que manter uma rotina de atividades físicas pode ajudar a prevenir ou controlar melhor não só o seu diabetes, mas outras doenças crônicas, incluindo a osteoporose, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. O exercício regular também equilibra o seu bem-estar emocional, induzindo a liberação de endorfinas, que são hormônios naturais produzidos dentro de seu corpo que mantêm a depressão à distância e melhoram o seu bem-estar geral.

Muitas pessoas que têm diabetes não sabem do enorme impacto que beber bastante água pode ter no seu diabetes, quando se pratica atividade física. A maioria das rotinas de exercícios causam sudorese, que leva a perdas de água e sais, os quais são necessários para que o corpo funcione corretamente. A prática de exercícios também aumenta a perda de água através da respiração porque acelerar nossa taxa acima do ritmo normal durante o estado de pré-atividade. Sendo assim, manter-se hidratado e fazer a reposição de líquidos durante o exercício é fundamental para repor as perdas por suor e urina e manter a regulação da temperatura corporal e as funções muscular e das juntas, aumentando sua potência aeróbica. Além disso, a água ajuda a mobilizar oxigênio e nutrientes para órgãos importantes, incluindo o fígado, rins e o sistema cardiovascular. A hidratação adequada pode prevenir doenças provocadas pelo calor, como cãibras, exaustão pelo calor e insolação, que são comuns na prática de esportes.

DIABETV oferece a você as seguintes dicas para manter uma boa hidratação durante a realização de sua atividade física:

1. Beba cerca de 250 ml de água antes do exercício para que você esteja hidratado o suficiente para começar. Além disso, faça um café da manhã leve e verifique sua glicemia. É importante usar um chapéu e ter sempre com você alguma fonte de açúcar caso de você sinta que sua glicemia está caindo.

2. Se a sua rotina de exercícios vai durar mais de 30 minutos, beba água a cada 15-20 min. Não há necessidade de beber em excesso, apenas a quantidade para se sentir satisfeito; a dica é beber até deixar de sentir sede. Evite também o excesso de hidratação. Em um dia ensolarado, no entanto, você provavelmente terá que tomar um pouco mais de água; use sempre o bom senso para evitar a desidratação.

3. Qual é o melhor líquido para beber durante a atividade física? Não há dúvida… água pura é a melhor escolha! Bebidas esportivas e as populares bebidas energizantes geralmente contêm quantidades significativas de carboidratos, cafeína e outros estimulantes que fazem mais mal do que bem para os diabéticos. A água pura é simplesmente perfeita!

4. Não se esqueça de beber água depois de terminar o sua atividade! Verifique a sua urina, que deve ser de uma cor clara. Uma cor amarela forte indica que você não está adequadamente hidratado e precisa beber mais água. Esteja atento!

5. Finalmente, planeje a sua rotina de exercícios com antecedência, procure manter-se hidratado e faça de seus exercícios uma atividade agradável!

Lembre-se de conversar com seu médico para juntos decidirem sobre o melhor plano de exercícios para você. Seja feliz e persistente para desfrutar desses efeitos benéficos sobre a sua saúde!

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário