Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 EMOÇÕES SAÚDE

DIABETES E AS TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

meditacao para acalmar
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Há uma pequena coisa chamada Atenção Plena, que está tomando conta da nação e é uma ferramenta bastante poderosa para relaxamento.

O que é Atenção Plena? Na verdade, é o que parece ser – estar atento. Infelizmente, com os nossos smartphones, televisões, ocupações, dietas, dinheiro, filhos, cônjuges, pais entre outras coisas, quando se pensa em atenção plena, é muito mais fácil falar do que fazer.

Existem algumas ferramentas que podemos usar para aproveitar o poder da atenção plena, e uma delas é a meditação da atenção plena.

Então, o que é a meditação da atenção plena? Psychology Today descreve-o como “a única que não é direcionada a fim de tornar-nos diferentes do que já somos. Em vez disso, esta meditação nos ajuda a tomar consciência do que nos acontece a cada momento. Poderíamos dizer que ela nos ensina a estar presente de forma incondicional, ou seja, nos ajuda a estar presente e consciente, com o que quer que esteja acontecendo”.

Muito claro, não? Agora como pode a MEDITAÇÃO da atenção plena ajudar alguém com diabetes? Bem, em primeiro lugar e o mais importante, existem pesquisas que mostram que praticar a atenção plena para o relaxamento pode ajudar a diminuir o estresse, melhorar sono, auxiliar no controle de peso e muito mais. Todos esses benefícios podem ajudá-lo a administrar melhor o diabetes e fazer com que você se sinta mais no controle de suas condições.

Estando atento, a cada dia você poderá vir a comer melhor, de forma menos descuidada, e sem exageros; poderá talvez, se sentir obrigado a dar uma caminhada no período da tarde para se deleitar com o clima agradável; ainda poderá garantir-lhe uma boa noite de sono, além de te ajudar a fazer melhores escolhas.

Então, neste momento (na verdade, espere até que você termine este parágrafo), feche seus olhos e concentre-se na sua respiração, no ritmo natural que nos mantém vivos, mas no qual quase nunca estamos conscientes… tente manter o foco, ouvindo-se inspirar e expirar. Veja quanto tempo você pode e quantos pensamentos vêm chegando, que eles certamente virão, reconheça-os, mas também os deixe desaparecer enquanto você volta o seu foco para sua respiração…

Você fez uma tentativa? Se não foi muito bem sucedida, não tenha medo e não desista. Nossas mentes são usadas constantemente driblando pensamentos – certamente não se concentrando em sua respiração. Mas é importante saber que o seu cérebro é um músculo, e quanto mais você pratica a meditação da atenção plena, mais fácil ela se torna.

“O momento atual está cheio de alegrias e felicidade. Se você estiver atento, você verá.”, Thich Nhat Hanh, Peace Is Every Step: The Path of Mindfulness in Everyday 

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário