Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 EMOÇÕES SAÚDE Tratamentos

RELAXAMENTO PARA O CONTROLE DO DIABETES

tecnica de relaxamento
Dra. Maritza Bendayan

A Neurologia garante que quanto mais uma pessoa está alterada, mais o seu cérebro libera ondas de forma irregular e desordenada.

Ao contrário, quando em estado de relaxamento, os dois hemisférios cerebrais estão eficientemente integrados, o sistema imunológico (ideal para superar problemas de saúde física) é reforçado, e uma sensação de bem-estar é alcançada, permitindo-lhe pensar com clareza.

A ideia é que o hemisfério direito, que é particularmente intuitivo e imaginativo, possa trabalhar em coordenação com o hemisfério esquerdo, que é puramente racional e objetivo.

Além disso, o corpo e a mente devem estar em harmonia, pois é impossível que um esteja saudável e o outro não.

O relaxamento é um alívio para o corpo e a mente, o que ajuda a aliviar inúmeras condições de fadiga, dores, insônia, enxaqueca, úlcera, disfunção sexual, ansiedade e estresse.

Se você quiser recuperar sua força, melhorar sua saúde e pensar de forma clara, encarando os desafios diários, você precisa tomar alguns minutos do seu tempo e aplicar um remédio natural que equilibra corpo e cérebro: relaxamento respiratório.

Tensões musculares se acumulam em áreas do corpo, provocando nós, contraturas e dores. Ao relaxar, as frequências respiratória e cardíaca são reduzidas, bem como a pressão arterial, fazendo você se sentir mais confiante e dando-lhe uma sensação de vitalidade.

É fácil enviar uma mensagem de relaxamento para o corpo, acalmando a respiração até alcançar um padrão rítmico.

Experimente este exercício:

1. Encontre um lugar onde você pode estar sozinho e tranquilo.

2. Sente-se direito ou deite-se sobre suas costas.

3. Coloque as mãos em seu abdômen e respire lenta e profundamente.

4. Inspire contando até quatro, segure a respiração contando até quatro, e finalmente, expire contando até quatro novamente.

5. Concentre-se no movimento de seus músculos abdominais, ao inalar, seu abdômen infla e suas mãos se movem para cima. Na expiração, seu abdômen encolhe e suas mãos se movem para baixo.

6. Repita várias respirações controladas até que seu corpo relaxe e sua mente se liberte.

A resposta do corpo ao relaxamento é um processo de recuperação que tem efeito quase que imediato.

Pratique essa técnica até que se torne natural para você, e que possa ser realizada em qualquer lugar quando você se sentir tenso.

comments

Sobre o autor

Dra. Maritza Bendayan

Dra. Maritza Bendayan

Ela é psicóloga clínica, com especialização em psicoterapia cognitivo-comportamental. Possui mais de 30 anos de experiência fazendo parte de equipes multidisciplinares para o gerenciamento de Conduta, Desenvolvimento e Neurociência Infantil; Endocrino-pediatría, controle do Diabetes e Obesidade.

1 comentário

Adiciona um comentário