Conceitos Básicos Controle do Peso Controle do Peso Diabetes tipo 2 DICAS NUTRIÇÃO SAÚDE

CONTANDO AS CALORIAS DOS CARBOIDRATOS

calorias dos carboidratos
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Mais do que qualquer outro nutriente, os carboidratos são conhecidos por aumentar rapidamente os níveis de glicose no sangue de um indivíduo. Isto é particularmente importante para as pessoas com diabetes, que precisam monitorar cuidadosamente o açúcar, a fim de evitar sérios problemas de saúde. A contagem de carboidratos é uma maneira eficaz para que os indivíduos com esta doença consigam manter sua glicose estável enquanto se alimentam durante todo o dia. No entanto, existem algumas informações que você precisa ter em mente para o controle desse nutriente.

Para começar, você precisa consultar um médico ou nutricionista para ter a certeza da quantidade de carboidratos que você deve comer regularmente. O consumo recomendado desse nutriente é influenciado por uma série de fatores, entre eles: a altura, peso e estilo de vida. No entanto, em geral, você pode calcular aproximadamente quantas gramas de carboidratos você precisa por dia baseado em sua ingestão calórica. Este valor é calculado da seguinte forma:

  1. Primeiro, você precisa saber quantas calorias precisa ingerir por dia. Neste exemplo, vamos utilizar 2.000 calorias em um dia;
  2. Pegue esse número e divida por 2. Neste caso nos deixaria com 1.000 calorias;
  3. Um grama de carboidratos equivale aproximadamente a 4 calorias. Assumindo 1.000 calorias é preciso dividir este por 4, obtemos então 250;
  4. Este número restante, que no nosso exemplo é 250, representa quantas gramas de carboidratos devemos consumir durante o dia de acordo com a ingestão calórica diária.

Depois de descobrir quantos gramas de carboidratos você deve consumir diariamente, o próximo passo é planejar as refeições para distribuir uniformemente a ingestão desse nutriente ao longo do dia. A maioria dos alimentos, com exceção das carnes e gorduras possuem algum tipo de carboidrato. Os rótulos nutricionais dos produtos industrializados podem ajudar você a descobrir exatamente a quantidade de carboidratos presentes em cada alimento.

Se feita corretamente, a contagem de carboidratos pode ajudar os diabéticos a regular e manter sob controle seus níveis de açúcar no sangue. Mesmo que seja preciso um pouco de disciplina para a prática deste cálculo, é um método relativamente simples de ser calculado por qualquer indivíduo. Como sempre, se houver qualquer dúvida ou preocupação sobre a contagem de carboidratos, fale com o seu médico, especialista ou nutricionista.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário