Condimentos Controle do Peso Controle do Peso Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 NUTRIÇÃO SAÚDE Sistema Digestivo

CONDIMENTOS BONS E RUINS

diabetes e o consumo de condimentos

O sabor dos alimentos é uma das características mais importantes no momento em que escolhemos e preparamos as nossas refeições. Além disso, quando decidimos por uma alimentação mais saudável, nossos hábitos podem ser decisivos no resultado final e podem influenciar em nosso peso e na nossa saúde em geral. Todo mundo, em algum momento, se depara com momentos de aborrececimento e tédio, e neste momento, procuramos algo para comer que nos satisfaça. Este é o momento em que o equilíbrio entre o saudável e o saboroso pode romper-se e devemos ter em mãos, as ferramentas para jogar no time da criatividade e bom tempero. Optando por receitas que sejam saudáveis e gostosas ao mesmo tempo.

Para isso, nada melhor do que usar condimentos ou temperos, já que a presença de uma erva ou semente pode tornar um prato chato e sem graça em uma explosão de sabores e benefícios para a saúde. O requisito básico para estes condimentos não arruinarem todo o esforço investido para manter o peso ou o equilíbrio da glicemia é que devem ser baixo em calorias, baixo teor de açúcar, pobre em gorduras e ter um sabor agradável e predominante.

Vamos começar por alguns que podem ser usados sozinhos:

ALHO: Ao misturar alho com um pouco de azeite de oliva, suco de limão e sal, esta combinação pode vir acompanhando vegetais e saladas, e assim, estamos acrescentando ao prato um delicioso sabor mediterrâneo cheio de explosão.

AGAVE: Quando desejares realçar o sabor do iogurte natural ou fruta, coloque uma colher de chá de agave e você irá desfrutar imediatamente de uma deliciosa sobremesa saudável e nutritiva.

GUACAMOLE: este creme mexicano, requintado e rico em ômega 3 e 6, contém antioxidantes e a gordura proveniente do abacate, a qual não se acumula em nosso organismo.  Podemos usá-lo em sanduíches, para acompanhar biscoitos integrais, lentilhas ou feijão.

HUMUS: Como o guacamole, este creme é cheio de gorduras saudáveis e possui um elevado teor de proteína vegetal e de fibras. É excelente para acompanhar um prato vegetariano que contenha arroz e verduras.

MOSTARDA: É um daqueles molhos que você pode colocar sobre o frango ou peixe e que, combinado com outras ervas, como alecrim, misturadas com mel acrescentarão sabor e variedade ao prato. Além disso, há várias opções de mostardas no mercado, encontradas na versão com mel, simples e a igualmente famosa Dijon.

MOLHO DE TOMATE NATURAL: Sugerimos um molho feito com tomate bem picado, combinado com cebola, coentro, suco de limão, sal, pimenta, alho e pimenta fresca. Adicione um pouco de azeite de oliva e está pronto para acompanhar crepes, biscoitos integrais e saladas

PESTO: Este é dos meus favoritos, porque oferece muitas possibilidades, além de ser rico em  antioxidantes, ervas desintoxicantes e apenas um toque pode acrescentar um sabor inestimável a um prato. A base é sempre a mesma: manjericão, azeite, limão, algo como nozes, pinoli ou amêndoas, alho e é maravilhoso com queijo parmesão. Use sua criatividade e adicione coentro, espinafre, hortelã e alcance múltiplas variações.

Para finalizar, eu gostaria de mencionar outros tipos de condimentos que NÃO ajudam a manter o peso, assim como a sua saúde e são usados com muita frequência por crianças e adultos. Estes condimentos não devem ser usados acompanhando saladas, legumes, frutas. Eles são carregados de gordura, açúcares refinados e produtos químicos. Entre eles estão:

  • Molho do tipo “KETCHUP” tem mais sódio e açúcar do que você pensa e é muito difícil encontrar uma versão saudável.
  • Maionese: A menos que haja uma versão com azeite, normalmente é carregado com colesterol e gorduras saturadas.
  • Geléias e caldas: É surpreendente, a quantidade de calorias que podem estar presentes em pequenas porções.
  • Molhos cremosos como o da Salada Ceaser: Não são recomendados porque podem conter sabores e cores artificiais e muitas vezes possuem em sua composição gorduras saturadas e açúcar.
  • Molhos Barbecue ou Teriyaki: Estes possuem uma grande quantidade de sódio que pode afetar nossas células e isso sem contar a quantidade de açúcar, produtos químicos, corantes artificiais e gorduras. Definitivamente não recomendado.

Espero que este guia possa ajuda-lo na hora de suas escolhas, priorize sempre a sua saúde e o valor nutricional de seus alimentos.

comments

Sobre o autor

Dra. Montserrat Rodríguez

Dra. Montserrat Rodríguez

Adiciona um comentário