Cuidados dos Olhos Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 SAÚDE

COMO DIFERENCIAR RETINOPATIA E EDEMA MACULAR (EMD)

diferenca entre EMD e retinopatia
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Às vezes não é fácil distinguir entre dois tipos ou condições médicas, e se a pessoa faz seu próprio diagnóstico, consequências graves podem ocorrer. Se tratando de complicações nos olhos, às vezes, a precisão no diagnóstico pode fazer a diferença e evitar muitas complicações. Por exemplo, se alguém é diagnosticado com retinopatia diabética, pode ser possível ignorar que essa pessoa sofra de Edema Macular Diabético (EMD), que é a principal causa da perda de visão nos pacientes com diabetes. Então, vamos dar algumas orientações para ajudá-lo a distinguir estas duas condições.

  • Edema macular (EMD) é uma forma de retinopatia diabética, mas não o contrário. O EMD é causado por acúmulo de líquido na mácula, produto do” vazamento” de vasos sanguíneos dos olhos, causado pela retinopatia diabética.
  • O EMD é a principal causa de perda de visão associada ao diabetes e ocorre em uma taxa duas vezes maior que devido a retinopatia diabética proliferativa(RDP).
  • Ao contrário da RDP, o Edema Macular não causa uma profunda perda de visão. Como o EMD tarda em manifestar os seus efeitos, às vezes, pode passar despercebido ou confundido com um sintoma da retinopatia.
  • O EMD pode causar perda visual grave, mas não a cegueira como no caso da retinopatia. O Edema produz a perda da capacidade de foco ao invés de cegueira; no entanto, você poderia ficar cego e ter EMD já que a retinopatia provoca tanto EMD quanto cegueira.
  • O edema e a retinopatia podem ser evitados se os níveis de glicose forem mantidos sob controle e você realizar exames oftalmológicos anualmente; isso pode parecer óbvio, mas muitas vezes, estar ciente das ameaças pode fazer a diferença na forma como as coisas são percebidas e diagnosticadas.

DiabeTV enfatiza a importância desses check-ups anuais e de manter o controle rigoroso da glicemia para prevenir a ocorrência dessas duas doenças oculares.

 

 

 

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário