Conceitos Básicos Controle do Peso Controle do Peso DICAS NUTRIÇÃO SAÚDE Vegetais

COMO COZINHAR OS MELHORES VEGETAIS

melhor maneira de cozinhar vegetais
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Os vegetais crucíferos fazem parte de uma família de vegetais que ganhou notoriedade nos últimos anos por causa de seu conteúdo de nutrientes e benefícios à saúde. Uma dieta rica em vegetais desta família pode ajudar a reduzir a inflamação e prevenir doenças cardíacas. Pessoas com diabetes e pré-diabetes podem beneficiar-se dessas qualidades, já que estão mais propensos a desenvolver problemas no coração. Alguns dos mais famosos vegetais crucíferos incluem brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve. Todos estes vegetais são carregados de nutrientes, e cozinhá-los corretamente nos permitirá obter os melhores benefícios para saúde. Aqui estão algumas dicas sobre como selecionar, cozinhar e consumir esses vegetais:

  • Escolha o correto. Para consumir vegetais deliciosos, o primeiro passo é escolhê-los bem. Os vegetais desta família precisam estar firmes, sem machucados e de coloração viva. Se não for consumir tudo, congele-os, esta é uma ótima alternativa. Se você não tem tempo para escolher os vegetais frescos, então opte em levá-los já congelados, os quais também mantem suas propriedades.
  • Coma-os crus. Você sabia que brócolis, couve-flor, repolho, e couve são deliciosos e nutritivos quando consumidos crus? Mas, certifique-se de lavá-los corretamente antes de adicioná-los à sua salada favorita, suco ou smoothie. As couves de bruxelas também podem ser consumidas cruas, no entanto, possuem um sabor amargo.
  • Prepare-os no vapor. Se você prefere os vegetais cozidos, a melhor forma de manter os benefícios para a saúde é prepará-los no vapor. As Couves de Bruxelas são muito sensíveis ao calor, por isso cozinhe-as por no máximo 5 minutos. Brócolis, repolho, couve-flor e couve são ótimos para ajudar a diminuir o colesterol; deixe-os no vapor por 6 minutos.
  • Microondas é mais prático? Sem problemas! Vegetais podem ser facilmente preparados no vapor no forno de microondas. Use um recipiente seguro para micro-ondas, de preferência de vidro, e com tampa; e adicione de 2 a 3 colheres de chá de água. Deixe-os por 3 a 4 minutos e cuide para não cozinhá-los demais. E pronto, divirta-se com o seu molho favorito ou apenas azeite de oliva, sal e pimenta.
  • Não consegue decidir qual vegetal deve comer hoje? Você pode preparar uma receita adicionando um pouco de todos. Faça uma sopa vegetariana de dar água na boca, adicione todos os crucíferos, mais algumas cenouras, cebola, alho e abóbora. Uma vez que os vegetais estejam cozidos, você pode degustar assim mesmo ou coloca-los em um liquidificador, adicionar um pouco de caldo de legumes, e um pouco de creme de leite para uma textura cremosa. Adora queijo? Adicione uma opção baixa em calorias como feta ou mussarela. Seja criativo, adicione quantos vegetais você quiser e gostar. Quanto mais, melhor e mais nutritivo!

Comer legumes é delicioso, saudável e divertido. Experimente adicionar mais vegetais aos seus pratos e mantenha-os em seu cardápio para desfrutar dos benefícios a saúde. Você possui receitas que gostaria de compartilhar conosco? Por favor, publique-as aqui!

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário