Conceitos Básicos Controle do Peso Controle do Peso DICAS Estilo de Vida NUTRIÇÃO SAÚDE

COMO COMER BEM (SAUDÁVEL) E BARATO

alimentacao saudavel e economia de dinheiro
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Para os indivíduos com diabetes, comer bem, “corretamente”, é uma forma de gerenciar o seu açúcar no sangue e aliviar os sintomas causados por esta doença crônica. No entanto, muitos de nós acreditamos que comer bem é um hábito caro, difícil de ser adotado. Apesar de um interesse crescente em alimentos nutritivos, muitos desses produtos parecem ser significativamente mais caros quando comparados com produtos não saudáveis. Sendo assim, preparamos algumas dicas para te ajudar a comer bem, de uma forma mais acessível. Veja a seguir:

Compare o preço de legumes congelados e frescos: Muitos de nós acreditamos que os legumes congelados são muito menos nutritivos que os frescos, mas esta ideia é equivocada. Seus equivalentes congelados também são nutritivos e vale a pena fazer uma comparação de valores para optar pelo mais acessível. Quanto aos vegetais enlatados, esses sim costumam ter mais sódio e outros conservantes em sua composição e sua qualidade nutricional pode ser inferior.

Faça você mesmo a sua salada: Saladas pré-embaladas são convenientes e fáceis de preparar, mas custam caro. Por isso, compre seus componentes individualmente e prepare você mesmo a sua refeição.

Invista em feijões e leguminosas: Feijões e outros grãos leguminosos são acessíveis, de baixo custo e altamente nutritivos. Você pode prepará-los em grande quantidade e congelar as porções para consumo posterior. Evite comprar similares enlatados, pois estes são mais caros e menos saudáveis.

Compre frutas e legumes da estação: Frutas e legumes fora da estação costumam ser mais caros. Por isso, antes de ir ao supermercado informe-se sobre os alimentos cultivados durante cada período e procure comprar o que for da época.

Limite o consumo de carne: Você não precisa se tornar completamente vegetariano, mas reduzir o consumo de carne na semana pode ajudar em sua economia a longo prazo. Tente cortar a carne em alguns dias da semana, adicionando grãos integrais, legumes, feijões e oleaginosas como principal fonte de proteína.

Invista em peixe enlatado: Ao invés de comprar peixes inteiros, compre as versões enlatadas, estes são mais baratos e possuem uma vida útil longa. Mas procure sempre por produtos com menor teor de sódio. Caso prefira, compre o pescado in natura e congele o que não for consumir de imediato.

Se você seguir essas dicas, o seu supermercado ficará mais saudável e econômico.

 

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

Adiciona um comentário