EXERCÍCIO SAÚDE

CAMINHADA: O EXERCÍCIO (NÃO) SECRETO CONTRA O DIABETES

caminhada-contra-diabetes
DiabeTV Brasil
Escrito por DiabeTV Brasil

Você não precisa de uma academia ou entrar em uma rotina de treinamento rigoroso para ser ativo e saudável. Como muitas coisas na vida, você pode incorporar atitudes positivas passo a passo, literalmente.

Muitas pessoas têm dificuldade em pensar na caminhada como um exercício, porque muitas vezes é algo que fazemos por lazer ou socialmente. Mas a caminhada é um ótimo exercício. Vários estudos sobre indivíduos de meia-idade descobriram que dar pelo menos 6.000 passos por dia pode ajudar a controlar o peso e diminuir o risco de doenças relacionadas com excesso de peso, como diabetes tipo 2. Você pode pensar que 6.000 passos é uma grande caminhada, mas não é! Porém, se você pensa assim, podes desenvolver um plano e chegar lá. Planeje uma meta realista para aumentar seus passos a cada dia. Se você optar por começar a andar 2000 passos, tenha a meta de aumentar 1.000 passos por dia e antes mesmo que você perceba, estará fazendo 6.000 passos diariamente.

Mas espere, você pode estar se perguntando neste momento: Como posso acompanhar meus passos? É muito fácil: um pedômetro faz isso por você.

Um pedômetro é um pequeno dispositivo que irá contar o número de passos que você dá. Você pode prendê-lo em sua cintura ou simplesmente levá-lo na mão.

Uma estimativa global indica que cada 30 minutos de caminhada rápida resultam em torno de 3.000 a 4.000 passos. Então talvez você precise caminhar por 60 minutos para atingir a meta de 6.000 passos. Mas você não tem que fazer tudo de uma só vez. Você pode fracionar sua caminhada durante o dia em sessões de 10 minutos, por exemplo.

Aqui estão algumas ideias fáceis para aumentar a sua caminhada todos os dias:

– Use as escadas em vez do elevador.

– Levante-se mais cedo de manhã e faça uma curta caminhada na quadra ou pelo bairro.

– Quando for às compras percorra a pé todo o shopping ou loja.

– Estacione o seu carro a poucos quarteirões de distância de cada lugar que você precisa ir.

– Caminhe de 5 a 10 minutos depois de cada refeição.

– Leve seu cão para um passeio.

Então lá vai, não há desculpas para ser sedentário. Pequenas mudanças levam a grandes resultados.

comments

Sobre o autor

DiabeTV Brasil

DiabeTV Brasil

3 Comentários

Adiciona um comentário