Conceitos Básicos Controle do Peso Controle do Peso DICAS Estilo de Vida NUTRIÇÃO SAÚDE

CALORIAS: AMIGAS OU INIMIGAS?

calorias

Quantas vezes ouvimos falar diversas coisas a respeito de calorias? Muitas vezes nos preocupamos e alguns inclusive, tornam-se obsessivos a respeito.

Mas sabemos realmente o que são as calorias? Para entender, vamos revisar estas informações básicas:

A Energia é essencial para todas as funções vitais do nosso corpo:

  • O sistema nervoso é operado eletricamente;
  • Nossos músculos funcionam com energia mecânica;
  • Com a energia química é possível obter moléculas diferentes;

Embora mencionemos calorias, é a Kilocaloria (kcal) a unidade de medida utilizada para avaliar a quantidade de energia fornecida por um alimento.

Nós obtemos energia a partir de macro nutriente alimentares. Quanto mais kilocalorias consumirmos, mais afetará o nosso peso e por sua vez, influenciará a nossa suscetibilidade ao pré-diabetes e diabetes.

Saiba que apenas 1 grama de carboidratos contém 4 kcal, o mesmo que 1 grama de proteínas. No entanto, 1 grama de gorduras fornece 9 kcal e um grama de álcool, 7 kcal. Já as vitaminas, minerais e a água não fornecem calorias.

Recomenda-se que entre 55% a 60% da ingestão energética diária venha de carboidratos complexos . Já o consumo de proteínas deve ficar entre 12% a 15% do consumo total de energia em um dia.

Embora o consumo de gorduras seja essencial, a sua ingestão deve ser moderada e não exceder 30% do total de calorias diárias da dieta.

E o que são as “calorias vazias“?

São aquelas calorias provenientes de alimentos que fornecem muita energia, mas pouco ou nenhum nutriente. Estes são alimentos atraentes no nível sensorial. Normalmente apresentam-se na forma de açúcares e frequentemente são responsáveis pelo desequilíbrio nutricional do nosso organismo.

Veja que 100g de açúcar refinado fornece 400 kcal, desprovidos de quaisquer nutrientes, o seu consumo em grandes quantidades força o pâncreas a secretar maior quantidade de insulina (hormônio que regula o nível de glicose no sangue) e conduz ao excesso de peso.

Além do açúcar, o etanol (principal componente da cerveja, vinhos e bebidas em geral) é uma caloria vazia, que fornece apenas energia, mas quase nenhum outro nutriente.

Perder peso funciona da mesma maneira que ganha-lo, só que ao contrário. Se a sua ingestão calórica diminuir 100 kcal por dia, você poderá perder em torno de um quilo por mês e isso será somado ao longo do tempo.

No que diz respeito à perda de peso, o que mais importa é o número TOTAL DE CALORIAS consumidas e não de onde vieram. Se você comer muito, você irá ganhar peso e se comer pouco, irá perder peso.

Pode ser que agora você consiga responder à pergunta inicial.

comments

Sobre o autor

Dra. Montserrat Rodríguez

Dra. Montserrat Rodríguez