Controle do Peso Controle do Peso Diabetes tipo 1 Diabetes tipo 2 Fibras Minerais NUTRIÇÃO SAÚDE Sistema Digestivo Vegetais Vitaminas

BROTOS: SIMPLESMENTE MARAVILHOSOS PARA DIABÉTICOS!

os brotos na alimentacao

Os brotos são o resultado da germinação de sementes. Este processo ocorre naturalmente com leguminosas e outras plantas, mas nós não percebemos porque estamos acostumados a comer os grãos secos. Quase todos os tipos de grãos podem ser germinados em casa, dadas as condições adequadas de umidade, luz e ar.

Os brotos possuem uma grande vantagem, pois você pode comê-los frescos, com uma alta concentração de nutrientes, incluindo aminoácidos, vitaminas, minerais e outros compostos biologicamente ativos que de outra forma são perdidos durante o processamento industrial de alimentos. Outra característica atraente dos brotos é que seus nutrientes são mantidos intactos até serem consumidos, porque nenhuma transformação química ocorre após o cozimento.

Estes alimentos são conhecidos nos países ocidentais a mais ou menos 40 anos, mas os asiáticos consomem os grãos germinados há milhares de anos. Evidências arqueológicas encontradas no Egito e Israel (durante a época de Jesus Cristo) confirmaram que os brotos eram consumidos em grandes quantidades.

O processo de germinação aumenta o valor nutritivo de uma semente em uma proporção impressionante. Por exemplo, se você moer uma semente de feijão, o valor nutritivo é reduzido de 100 para 10; por outro lado, se germinar a mesma semente, o conteúdo nutricional pode ir a 1000.

Os brotos são muito versáteis e você pode encontrá-los em diversos supermercados, caso não tenha tempo para cultivá-los em casa. Os tipos de brotos mais comuns são aqueles provenientes da alfafa, soja, lentilhas, feijão e outras leguminosas, mas eles podem vir de praticamente qualquer semente.

Muitas das receitas recomendadas pela “Raw Diet” (ou dieta de alimentos crus) incluem os brotos e uma grande variedade de pães, biscoitos, tortas deliciosas e omeletes carregados de nutrientes e fibras que podem ser apreciadas por pessoas diabéticas para controlar a glicemia e o peso. Aliás, estes produtos podem ser consumidos por todos interessados em perder alguns quilos e ganhar nutrientes ao mesmo tempo.

Os brotos possuem a vantagem de ajudar aqueles que, particularmente sofrem de dor nas juntas, distúrbios digestivos e intolerância aos grãos. Estas propriedades estão associadas com o seu conteúdo de Vitaminas A, D, E, K, e as do grupo B. Além disso, os brotos possuem níveis elevados de ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre, cobalto, alumínio e potássio e entre outros.

Os brotos são altamente digeríveis e por este motivo podem ser consumidos por crianças e adultos. Eles também são indicados para indivíduos convalescentes e aqueles em quimioterapia (ajudando a superar o cansaço ou fadiga associados a este tratamento).

Finalmente, mas não menos importante, nós incentivamos você a desfrutar destes brotos de grãos leguminosos por seu valor nutritivo, sabor delicioso e versatilidade. Você pode adicionar ervas e outras especiarias para melhorar o seu sabor. Aproveite de todos os benefícios, alimente-se bem!

comments

Sobre o autor

Dra. Montserrat Rodríguez

Dra. Montserrat Rodríguez

Adiciona um comentário